[object Object]
27.12.2021POR Tomás Cunha

Dores de cabeça para Pedro Duarte: João Carlos e Dani de fora por COVID-19

Lesões, castigos e a COVID-19 atrapalham as escolhas de Pedro Duarte para a receção ao Trofense.

A Associação Académica de Coimbra / OAF joga amanhã, terça-feira, o último jogo de 2021, um ano agridoce para os adeptos academistas. Depois do sonho da subida de divisão na primeira metade do ano, os últimos meses de 2021 têm sido de pesadelo para os “estudantes”. A receção frente ao Trofense promete ser importante para uma equipa que quer escapar aos últimos lugares da Liga Sabseg.

Trofense é 11º classificado com 20 pontos, mais 13 que a Académica.

A turma comandada por Pedro Duarte é 17.ª classificada e está a oito pontos dos lugares de salvação. Para o treinador da “Briosa” a partida desta terça-feira vai ser um “jogo típico de segunda liga”, muito competitivo e onde se espera uma Académica ao nível da segunda parte frente ao Mafra, refere Pedro Duarte.

O jogo desta terça-feira é marcado pela ausência de Traquina e de Reko por castigo. O extremo português viu o vermelho na última partida frente ao Mafra e Reko ultrapassou o número de amarelos. Apesar das ausências Pedro Duarte não tem dúvidas:  “a confiança nos atletas é total.”

Reko é o campeão dos amarelos. Tem 9 (!) cartões amarelos esta temporada em apenas 594 minutos

A frente de ataque é uma dor de cabeça para Pedro Duarte. Ao lesionado Fábio Fortes juntam-se João Carlos e Dani. Os dois avançados da Académica estão de fora do próximo jogo  por questões relativas à COVID-19. O avançado brasileiro testou positivo e o dianteiro português teve um contacto de risco na última semana.  No plantel sobra Mauro Caballero, avançado paraguaio que chegou a Coimbra durante o verão.  Questionado sobre as opções para o ataque Pedro Duarte jogou à defesa  e destacou que foram trabalhadas várias opções para o lugar de ponta de lança, escondendo dessa forma a sua escolha para o jogo de amanhã. Além de Caballero existe também Jonathan Toro, habitual médio ofensivo, mas que durante boa parte da sua carreira jogou como segundo avançado, lugar onde já jogou esta temporada com João Carlos Pereira.

As lesões têm atrapalhado a época de Mauro Caballero (56 minutos esta temporada)

Pedro Duarte tem oscilado entre um 4x2x3x1 com o 4x4x2, um esquema tático muito utilizado em outros trabalhos do treinador bracarense. O timoneiro da Académica não escondeu o jogo e admitiu que o plano de Dois avançados foi trabalhado, recordando as opções do jogo de Penafiel e de Mafra.

Com o final do ano à porta já cheira a mercado de inverno.  Com a reabertura  da janela de transferências Pedro Duarte alertou  para as dificuldades inerentes ao mercado de janeiro, salientando, no entanto, que a Académica vai estar ativa nesta janela de transferências:  “Vamos fazer alterações. As posições, os perfis e as características dos atletas já foram identificadas”, refere Pedro Duarte.  Alterações que visam tirar a Académica dos últimos lugares da tabela.

Os problemas defensivos têm sido uma constante para os vários treinadores da Académica. Pedro Duarte foi taxativo: “vamos fazer alterações”.

A Académica joga amanhã, terça-feira, frente ao Trofense. A bola começa a rolar às 20:00 no Estádio Cidade de Coimbra. Como sempre pode acompanhar todas as incidências da partida em 107.9FM e em www.ruc.pt com os seus Relatos RUC.

 

PARTILHAR: