[object Object]
27.12.2021POR Informação RUC

APPACDM de Coimbra conta histórias de força e de superação de dificuldades

Apoiando já mais de 1200 pessoas com deficiência intelectual em Coimbra e nos concelhos de Arganil, Montemor-o-Velho e Cantanhede, a APPACDM de Coimbra partilha histórias comoventes do desenvolvimento pessoal dos utentes no projeto “Imagens e Histórias: eu mudo, tu mudas e juntos mudamos o mundo”.

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM de Coimbra) luta por um mundo mais justo e integrador de diferenças. Em conversa com a coordenadora do projeto, Ana Cruz esclareceu a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) dos três níveis de apoio em que a associação se foca: Identidade pessoal, Relações Interpessoais e Identidade laboral.

Ana Cruz, em conversa com a RUC, contou algumas das várias histórias marcantes da Associação. Alexandre, o primeiro a ser publicado, transmite uma ideia de força, que sempre encontrou uma forma de superar todas as suas dificuldade. Esta força foi também partilhada pelos pais, que nunca desistiram do filho, mesmo depois de lhes ser assim aconselhado.

Outra história, a de Fernando, é de alguém capaz de quebrar o ciclo de abandono. Vítima de violência e abandono, Fernando procura não repetir esse ciclo com a família que construiu com a companheira e a filha, afirmando que o que mais quer é ser um bom pai, e por fim a esse mesmo ciclo. A coordenadora da APPACDM de Coimbra partilhou ainda uma história de fé que será publicada esta semana, ainda durante as festividades.

Apesar de todas as conquistas por parte da APPACDM de Coimbra, Ana Cruz referiu alguns dos objetivos ainda por cumprir. Dar visibilidade à deficiência intelectual, esclarecendo o que é e como ajudar, bem como o de mudar os estereótipos que rodeiam esta doença. Apesar do longo caminho pela frente, a Associação faz progressos com a divulgação destas histórias e a sensibilização das massas.

A APPACDM de Coimbra oferece uma grande ajuda aos seus utentes, se quiser fazer parte desta ajuda, existem várias formas, como voluntariado e doação, com mais informações disponíveis no website appacdmcoimbra.com

Fotografia: APPACDM de Coimbra

PARTILHAR: