[object Object]
11.12.2021POR Informação RUC

SDDH – DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Em dia de comemoração dos Direitos Humanos, a Secção da AAC que se dedica à defesa destes esteve à conversa com a RUC para assinalar a data.

Hoje, dia 10 de Dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, definido pela Organização das Nações Unidas. Em entrevista a Cristiana Lameiros, secretária da Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra (SDDH), informámo-nos acerca das funções, áreas de atuação e objetivos principais desta secção cultural da AAC.

Para comemorar este dia, promoveu-se a discussão «Direitos Humanos para quem?», iniciada na semana passada em evento online, no âmbito do Festival SDDH, onde se prometem abordar questões fraturantes da sociedade, tais como: saúde, direito à habitação e integração de refugiados.

Na ótica da entrevistada, a desigualdade e exclusão acabam por se verificar em diferentes dimensões, quer ao nível racial, económico, ou de género.

A ONU sublinha a importância de, neste dia, relembrarmos aqueles que ainda não atingiram uma plenitude dos seus direitos individuais e coletivos, acrescentando que «é necessário capacitar o cidadão comum para conhecer e reivindicar os seus direitos». Cristiana Lameiros referiu que os trabalhos da secção também se focam em apresentar o desequilíbrio que existe ainda nos dias de hoje, entre países mais e menos desenvolvidos.

Por fim, a secretária da Secção de Defesa dos Direitos Humanos realçou a existência de muitos outros projetos em curso, quer em eventos e convívios presenciais, quer na área do digital.

Para mais informação sobre o funcionamento e eventos da SDDH, podem consultar a página oficial da secção em https://www.sddhaac.com/ .

 

Imagem: Secção de Defesa dos Direitos Humanos da AAC

PARTILHAR: