[object Object]
27.10.2021POR Miriam Lopes

Saúl Ricardo: “Tento levar a música popular um pouco mais além”

Passados 18 meses de paragem por imposição da pandemia, Saúl Ricardo voltou aos concertos públicos em pleno palco da Queima das Fitas de Coimbra 2021. Uma entrevista exclusiva com o artista a partir do estúdio RUC na Praça da Canção.

Só em agosto do ano passado foram 28 as datas de concertos cancelados. Um ano que se previa recheado de concertos, com 180 agendamentos que não se chegaram a concretizar. Saúl afirma que são os artistas da música popular que mais trabalham em Portugal.

As previsões para o próximo ano são bastante otimistas. O público está sedento de concertos e espetáculos, e a prova disso é a quantidade de pessoas que no passado domingo assistiu e vibrou com os concertos de Saúl e Quim Barreiros. Quim Barreiros que serviu de mote para a estreia de Saúl nos palcos com apenas cinco anos. O artista confessa que na altura não tinha bem noção do que estava a fazer mas que a figura e a alegria que Quim Barreiros transmitia o levou a imitá-lo.

O cantor refere que desde pequeno o gosto do palco sempre foi a sua grande motivação e que enquanto criança, fazer um espetáculo era como “ir para o parque brincar”, sentimento que ainda hoje partilha.

Apesar de ser conhecido como artista da música popular portuguesa, Saúl garante que gosta de muitos outros estilos de música e que no seu último trabalho tem três temas completamente diferentes do seu registo normal. Sublinha que os músicos populares são tão ou mais profissionais que alguns artistas internacionais e que a inovação é um ponto importante do seu trabalho. Refere ainda que foi o primeiro artista popular a introduzir a lingua gestual portuguesa nos seus videoclipes.

O novo álbum já está a caminho e são 12 os novos temas, três deles revelados em plano palco da Queima das Fitas de Coimbra.

Saúl afirma que a razão do seu sucesso é o público e que em qualquer espetáculo tenta criar uma ligação próxima com quem o ouve. Esta é a forma que encontra de deixar o seu agradecimento a quem está presente nos seus espetáculos.

 

 

 

 

PARTILHAR: