[object Object]
27.10.2021POR Isabel Simões

L.U.M.E. no TAGV: “Vai ser um concerto para Memória Futura” [Marco Barroso]

A big band Lisbon Undergroud Music Ensemble (L.U.M.E) regressa ao Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) no âmbito do Festival Jazz ao Centro Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra para apresentar o trabalho mais recente – “ Las Californias”.

O terceiro trabalho de originais da formação, coincide com o 15.º aniversário da big band. “Las Californias”, editado pela portuguesa Clean Feed, começou a ser divulgado no CCB em Lisboa, no dia 2 de outubro.
Marco Barroso compositor, pianista e um dos 15 elementos da L.U.M.E. mostra-se agradado por voltar a Coimbra e lembra o papel que a editora do JACC – o Jazz ao Centro Clube teve no lançamento do primeiro trabalho com o nome da big band em 2010.

As composições de Marco Barroso para a L.U.M.E. cruzam múltiplas referências que passam pelo jazz, música erudita e as músicas populares urbanas. O compositor faz um balanço positivo da tour que já passou também pelo Seixal Jazz, a 16 de outubro e pela Casa da Música, no Porto, a 19 de outubro.

Os doze temas de “Las Californias” percorrem estados de alma diferentes. A música do novo trabalho “conflui para uma paisagem de memórias e sonhos perdidos que pairam sobre os escombros de uma realidade imaginada”, lê-se na folha de sala. Marco Barroso esclarece a inspiração para as músicas que compõe.

L.U.M.E. passou já em 2021 por vários festivais europeus, designadamente os de Vilnius em 14 de outubro, Skopje em 22 de outubro e vai ainda estar no EFG London Jazz Festival, em Londres, a 14 de novembro. O compositor confidencia a curiosidade dos povos do norte pelo que se passa em termos musicais num país como Portugal.

O projeto criado e dirigido por Marco Barroso, é um ensemble de 15 instrumentistas composto por músicos de jazz e música erudita. L.U.M.E. nasceu em 2006, editou em outubro de 2010 o seu álbum de estreia, homónimo, pela JACC Records, e que teve uma 2.ª edição em setembro de 2013, pela editora holandesa Challenge. “Xabregas 10” foi o segundo disco da banda, já com etiqueta portuguesa da Clean Feed, onde se têm mantido.

L.U.M.E. apresenta-se no TAGV sexta-feira, dia 29 de outubro, às 21h30.

Com Agência Lusa

Fotografia: L.U.M.E. @Cátia Barbosa

PARTILHAR: