[object Object]

Mulheres Realizadoras e Intérpretes em destaque na Festa do Cinema Francês

A Festa do Cinema Francês chega mais uma vez ao Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) com uma programação em que as mulheres estão no “centro das atenções”, assinala Cristina Robalo Cordeiro.

De 12 a 16 de outubro a 22ª. Festa do Cinema Francês chega ao TAGV. O trabalho das mulheres no cinema em destaque, como recorda a presidente do Comité da Alliance Française de Coimbra, Cristina Robalo Cordeiro, ao mencionar a antestreia do filme da realizadora Mia Hansen-Løve, que encerra a mostra.

Amanhã terça-feira, dia de abertura, há lugar ao filme “Um Triunfo” de Emmanuel Courcol pelas 20h30. Conta a história de uma oficina de teatro numa prisão.

Luísa Lopes, diretora adjunta do TAGV destaca a possibilidade de através do cinema conhecermos a forma como a atividade cultural e política se tem transformado na Europa.

Em Coimbra vão ser onze as fitas que vão passar na tela do TAGV, de manhã, a partir das 10h30 para os públicos infantojuvenis. Durante a tarde para o público em geral, as sessões têm lugar às 15, às 18 e depois às 21 horas.

Nesta edição as escolas e as Alliance Française das cidades em que vai passar a Festa do Cinema Francês voltaram a receber o dispositivo cinematográfico “Cinelíngua Francesa”, conta Cristina Robalo Cordeiro.

A também docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra faz parte do grupo que está a preparar a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Cristina Robalo Cordeiro enalteceu o papel que o cinema tem tido na cidade. Para além dos ciclos de cinema do TAGV, este ano, apesar da pandemia, abriu a Casa do Cinema no antigo Avenida. O cinema passou também pelas freguesias da cidade e pelo Seminário Maior. Em novembro tem lugar o Festival Caminhos do Cinema Português, a mostra que divulga o cinema que se faz no nosso país. Tudo boas razões para incluir o cinema na candidatura.

Na próxima sexta-feira, dia 15, está prevista a presença do realizador do filme “Autárquica”, Thomas Paulot, na Festa do Cinema Francês.

Pode ouvir a entrevista à diretora da Festa do Cinema Francês, Katia Adler, realizada por Mauro Pinto no ‘podcast’ acima.

PARTILHAR: