[object Object]
15.09.2021POR Isabel Simões

TAGV inicia comemoração dos 60 anos com programação para a cidade

Celebrar o futuro trazendo a palco já no dia 17, música “No feminino” com eletrónica e direção artística do compositor, Miguel Azguime, um velho conhecido do TAGV, é a primeira proposta. Dia 24 chega “Orquestra Todos” com músicos do mundo e que está a celebrar dez anos de vida. A 25 de setembro “Morabilia” convida o público a ir a palco para levar uma recordação e depois fazer uma visita guiada aos bastidores.

Durante mais de cinco décadas o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) foi a sala por onde passaram muitas iniciativas culturais da cidade, do país e do mundo. Chama-se Teatro mas desde cedo, a música, o cinema ou a dança, para além do teatro, fizeram parte da programação. O “Ciclo TAGV 60 Anos” acrescenta debate público, lançamento de livros e uma exposição.

O diretor do TAGV, Fernando Matos Oliveira, hoje, na apresentação realçou que a programação procura responder a perguntas que os espetáculos colocam. Como é o caso da peça “Catarina e a Beleza de Matar Fascistas”, de Tiago Rodrigues ou o “Monólogo de Uma Mulher Chamada Maria Com a Sua Patroa”, da atriz Sara Barros Leitão.

“Nise, La Tragédia de Inés de Castro”, da companhia espanhola Nau d’amores, procura revisitar o mito dos amores de Pedro e Inês a 21 e 22 de outubro. A obra de Jerónimo Bermúdez atravessou toda a Espanha e tem uma componente musical e interpretativa “muito rigorosa”, revelou Fernando Matos Oliveira.

“Bate Fado”, dos coreógrafos Jonas&Lander, estreia na cidade a 9 de outubro. A dupla está num processo de internacionalização, no trabalho procura demonstrar o que aconteceu ao ato de se sapatear o Fado. O espetáculo de dança resultou de uma residência artística em Coimbra e foi apresentado em ‘streaming’ nas redes sociais e de forma presencial no Centro Cultural de Belém.

Dois colóquios internacionais vão decorrer em vários espaços do TAGV, um organizado com a Marionet entre 25 e 27 de novembro. O outro, antes, a 30 de outubro, com Centros de Investigação associados, vai debruçar-se sobre o que aconteceu “ nas artes performativas nas últimas décadas”. O diretor do TAGV explicitou as dinâmicas da produção contemporânea que vão estar em debate.

Da programação consta também a estreia absoluta de “Versão Beta” das Visões Úteis no dia 27 de outubro. Está também previsto o lançamento dos textos da École des Maîtres 2020/2021. O ciclo “declAMAR Poesia” e o regresso do Coimbra em Blues são mais duas propostas que o Teatro Académico tem para oferecer.

O vice-reitor da Universidade de Coimbra, Delfim Leão, considerou que, no futuro, o TAGV vai “aprofundar o seu serviço à cidade, à região e ao país” mas vai fazê-lo segundo um perfil que “é próprio e característico de uma estrutura ligada a uma instituição de ensino e investigação como a Universidade de Coimbra”.

PARTILHAR: