[object Object]

Carlos Robalo Cordeiro reeleito Diretor da Faculdade de Medicina

Carlos Robalo Cordeiro, professor catedrático e pneumologista, foi reeleito, por unanimidade, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC,) para o biénio 2021-2023.

Em declarações à RUC, Carlos Robalo Cordeiro fez um balanço do primeiro mandato. A ação da sua equipa incidiu em quatro áreas estratégicas: Ensino e Formação, Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Prestação de Serviços, Gestão, Organização e Recursos, e Relações Institucionais, Parcerias e Internacionalização. O director reeleito destacou o aspecto mais positivo de um mandato marcado pela pandemia da COVID-19.

O pneumologista destacou também a atratividade que a sua faculdade exerce sobre os estudantes.

O professor pretende promover na sua faculdade um ensino mais moderno, mais baseado na aquisição de competências e aptidões e menos numa transmissão passiva de informação. O director identifica diversos desafios no futuro da sua faculdade, de que destaca os problemas estruturais nas acessibilidades ao pólo 3, que considera não terem dignidade, funcionalidade ou segurança. Outro desafio que a faculdade vai enfrentar é a aposentação a médio prazo de algumas dezenas de docentes, que vai exigir uma reorganização.

Entre os projetos para o futuro, Carlos Robalo Cordeiro falou sobre a intenção de reforçar a articulação com a Reitoria da Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. O Director da FMUC pretende também promover a literacia para a saúde, tendo prevista a criação de um laboratório de comunicação em saúde. O professor anunciou ainda uma acção emblemática:

Além de professor catedrático, Carlos Robalo Cordeiro é também diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e presidente eleito da Sociedade Respiratória Europeia (European Respiratory Society – ERS), a maior sociedade científica global dedicada à investigação e formação em torno das patologias respiratórias.

PARTILHAR: