[object Object]

Catarina Costa: “Foi muito bom poder finalmente viver o sonho olímpico”

A atleta da Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) fez história nas suas primeiras olimpíadas e ficou muito perto de chegar às medalhas.

Durante o primeiro dia de competição dos Jogos Olímpicos 2020, que têm estado a decorrer em Tóquio, Catarina Costa esteve em destaque na categoria -48kg feminino, onde alcançou o 5º lugar. Durante todo o dia, a judoca conimbricense subiu 5 vezes ao tapete para vencer Aisha Gurbanli (Azerbaijão), Li Yanan (China) e Paula Pareto (Argentina), tendo saído derrotada frente a Daria Bilodid (Ucrânia) e Munkhbat Urantsetseg (Mongólia), que acabaram ambas por conquistar a medalha de bronze.

Regressada a Coimbra, Catarina Costa falou à RUC, numa entrevista onde fez um balanço positivo da sua participação na prova.

A par de Pedro Fraga (que, em parceria com Afonso Costa, garantiu o 13º lugar na competição olímpica de Remo, em LM2x), a atleta de Coimbra foi a representante da Associação Académica de Coimbra (AAC) nestes Jogos Olímpicos. Catarina não esquece o seu clube e considera-se “orgulhosa” de poder representar a academia de Coimbra.

Depois de um dos melhores resultados de sempre do judo português, a academista pretende agora terminar o seu 5º ano de licenciatura no curso de medicina. No entanto, a atleta lembra a brevidade do próximo ciclo olímpico e aponta já para os próximos Jogos de Paris 2024.

Os Jogos Olímpicos decorrem até ao próximo dia 8 de agosto. Nesta competição passou também Gabriel Lopes, nadador que estuda na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), que foi 21º nos 200 metros estilos, e vai ainda estar presente Irina Rodrigues, atleta do lançamento do disco que estuda na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Mais tarde, entre 24 de agosto e 5 de setembro, decorrem os Jogos Paralímpicos, também em Tóquio, onde Diogo Cancela, atleta da natação adaptada e estudante na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), e Telma Pinão, paraciclista que estuda na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), vão também marcar presença.

Para ouvir a entrevista a Catarina Costa na íntegra pode consultar o link acima ou aceder no Spotify.

 

PARTILHAR: