Estudo “banal” diz que qualidade dos professores influencia resultados dos alunos
Segundo o estudo “O Impacto do Professor nas Aprendizagens do Aluno”, do EDULOG, iniciativa da Fundação Belmiro de Azevedo, a qualidade dos professores tem um forte impacto nos resultados obtidos pelos seus alunos.
Os resultados do estudo “O Impacto do Professor nas Aprendizagens do Aluno”, conduzido pelo EDULOG, iniciativa da fundação Belmiro de Azevedo, foram hoje apresentados, concluindo que os professores têm uma influência significativa no desempenho dos alunos. Para avaliar a prestação de cada professor, o EDULOG utilizou uma métrica que mede a evolução dos resultados dos alunos em provas universais e comparáveis realizadas antes e depois da sua exposição a determinado professor, o Valor Acrescentado do Professor (VAP). Para Ana Benavente, investigadora no Instituto de Ciências Sociais na Universidade de Lisboa e ex-Secretária de Estado da Educação, esta avaliação não se pode fazer tendo em conta apenas este dado.
Segundo esta investigação, se os professores que se encontram entre os piores 10% do VAP tivessem um desempenho semelhante aos restantes 90%, o número de alunos com classificação negativa ia diminuir de forma substancial. A investigadora da Universidade de Lisboa considera perversa esta associação entre os resultados dos alunos e a qualidade dos professores.
Para a antiga Secretária de Estado, a reflexão sobre o sistema de educação deve ser mais profunda, afirmando que este estudo se prende com “banalidades”. Na opinião da investigadora, a monopolização desta discussão por parte dos grandes grupos económicos é uma forma de “manipular os mais novos em função dos seus interesses”.
Ana Benavente mostrou ainda alguma preocupação em relação ao desinteresse demonstrado pelas universidades em relação à investigação na educação. Para a investigadora, o espaço que é dado aos interesses privados nesta área ameaça a democraticidade do ensino.
A formação contínua dos docentes foi a principal solução apontada pelo estudo para a resolução dos problemas identificados.