[object Object]

Bênção das pastas com data marcada, mas ainda com muitas incertezas

A bênção das pastas vai realizar-se no próximo dia 25 de julho, porém ainda não são certas as condições em que a cerimónia se vai concretizar tendo em conta os constrangimentos atuais devido à Covid-19

O coordenador geral da Queima das Fitas, Carlos Missel, avança que apesar de a data do evento já estar próxima, ainda há várias incertezas em relação à organização do evento, visto que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) estão sempre a ser alteradas.

A DGS indicou que em eventos ao ar livre com mais de mil pessoas, como seria o caso da bênção das pastas, há a obrigatoriedade dos participantes apresentarem um teste negativo à Covid-19. Esta regra levantou alguns entraves para a cerimónia de despedida dos estudantes finalistas. Carlos Missel adianta os cenários possíveis em cima da mesa.

Tendo em conta a obrigatoriedade dos alunos participantes apresentarem um teste negativo à Covid-19, para o coordenador geral da Queima das Fitas não se coloca a hipótese de esse teste implicar um custo para os estudantes. Posto isto, Carlos Missel adianta que está à espera de resposta por parte da Universidade de Coimbra (UC), para que os testes possam ser feitos pela instituição, sem custos para os seus discentes, já que as instituições de ensino superior têm testes gratuitos à covid-19 disponíveis para os seus alunos.

Quanto à Queima das Fitas prevista para outubro, o coordenador geral do evento frisa ser complicado fazer previsões devido às constantes mudanças que se verificam a nível pandémico, mas revela-se otimista.

Carlos Missel reforça que o foco está em “garantir as condições necessárias de saúde e em possibilitar o acesso ao evento ao maior número de estudantes possível”.

PARTILHAR: