[object Object]

VIII Edição de Sons da Cidade: regresso ao passado com escuta no futuro

“Viagens às origens do Património Classificado” é a oitava edição do Sons da Cidade que vai deambular por Coimbra entre 18 e 26 Junho, agregando ainda um ciclo de webinars no dia 7 de Julho. A programação deste ano apresenta uma convergência inédita entre o passado, presente e futuro de Coimbra numa celebração do património classificado.

Na conferência de imprensa que decorreu esta tarde no Laboratório Chimico da UC, Alfredo Dias, presidente da Associação RUAS e vice-reitor da UC para o Património, Edificado e Infraestruturas, dirigiu a apresentação para a oitava edição do evento Sons da Cidade.

Através de várias recriações musicais que evocam a poesia de Coimbra, como a de Miguel Torga, Manuel Alegre e D. Dinis, o Sons da Cidade de 2021 contempla a valorização do património agregando a promoção e a integração das novas gerações às várias formas de viver a cidade.

A novidade que se destaca na programação é a Máquina do Tempo 890, uma experiência de realidade virtual que celebra o oitavo ano de inscrição do património classificado pela UNESCO e os 890 anos da fundação do Mosteiro de Santa Cruz.

A respeito deste destaque, José Miguel, director do projecto e responsável pelo Jazz ao Centro, refere que um dos objectivos é evidenciar um património artístico e edificado que, apesar da proximidade, muitas vezes passa despercebido dos habitantes de Coimbra.

Para além da iniciativa de realidade virtual, os momentos musicais da programação foram também sublinhados por Alfredo Dias.

A Associação RUAS – Recriar a Universidade, Alta e Sofia – está também envolvida na organização deste evento. Em sua representação, a vereadora da Cultura, Turismo e Juventude da CMC e vice-presidente da Associação RUAS Carina Gomes ; caracterizou a relevância deste envolvimento.

O projecto Mundos e Fundos da Universidade de Coimbra, que estuda activamente o património musical da cidade através da recuperação e transcrição de manuscritos de obras em arquivo, também tem um papel fundamental na ligação entre o passado, presente e futuro de Coimbra.
Delfim Leão, o vice-reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta e vogal da direção da Associação RUAS, descreveu à RUC como é que esta visão se concretiza no que se espera ser um processo transformativo da experiência dos visitantes.

A programação e os contactos para inscrições estão disponíveis em uc.pt/sonsdacidade.

PARTILHAR: