![[object Object]](/cdn-cgi/image/width=1920,quality=75,format=auto,onerror=redirect/https://bucket.ruc.pt/wp-content/uploads/2025/08/06120814/ImageToBytesHandler.jpeg)
Liga 3 – Série B: o “campeonato das oportunidades” em análise por António Plácido
Na antecâmara de mais uma edição da Liga 3, para muito o “verdadeiro campeonato das oportunidades”, António Plácido desvenda o retrato da Série B.
No meio de tanta incerteza e mudança, afinal, o que podemos esperar dos adversários da Associação Académica de Coimbra / OAF (“AAC/OAF“). A meros dias do início da Liga 3, é hora de arregaçar as mangas e ver o que vamos ter pela frente nesta Série B.
Uma Série B a duas velocidades?
Talvez não seja uma grande novidade dizer que há quatro teóricos favoritos para os quatro primeiros lugares e que haverá superioridade de Mafra, Belenenses, Académica e Atlético, mas será que é mesmo assim?
É impossível não destacar o Mafra, com todas as ligações dinamarquesas que tem. Assume-se como um clube satélite do Midtjylland, recebendo constantemente jovens para rodar cá. Ao contrário de outros anos, vemos que a equipa que desce conseguiu, finalmente, manter uma base da época passada, com grande destaque para Andreas Nibe (um dos candidatos a jogador do ano); mantém jogadores como Rossi e Vítor Gonçalves, juntando peças experientes como Goba Zakpa, do Lourosa. A única dúvida parece mesmo ser o treinador Orest Shala. Conheces? Nós também não.
Taco a taco com o Mafra, sobressai o Belenenses, com melhorias claras face à troca de José Sousa por João Nuno. O clube do Restelo mantém praticamente todas as peças-chave que chegaram ao playoff de subida. A nomes como Diogo Leitão, Afonso Pinto e Evandro Barros somam-se nomes como Wilson Eduardo, Afonso Valente e Bandarra. Uma pré-época que prometeu, com mais jogadores do 1.º Dezembro e uma equipa em crescendo parecem ser os ingredientes para o sucesso.
Mais próximo da Académica, mas com muitas dúvidas surge o Atlético. Perde a figura da época, Elias Franco, e não parece haver um sucessor à altura (será Gabriel Morais?). As lacunas do ano anterior, especialmente no ataque e laterais, não parecem ter sido resolvidas. Poderá uma equipa sustentar-se apenas com centrais e médios? Fica a pergunta, mas Ricardo Dias e Francis Okoli surgem como nomes de peso para a equipa liderada por Pedro D’Oliveira, que chega com boas indicações, mas que nesta pré-temporada esteve longe de impressionar.
Conseguirá alguém aproximar-se destes quatro?
A Liga 3 sempre nos prometeu lutas intensas até ao último minuto da última jornada para apurar os quatro primeiros da Fase Regular, mas será este ano assim? Olhemos equipa a equipa.
Caldas… é Caldas.
Mais um ano com José Vala ao leme, tendo como reforço mais sonante Zé Gata e contando com os regressos de Tarzan e Barreiras após lesão. Este Caldas vai, certamente, tentar e parece ter condições para fazer melhor do que no ano passado, quando não chegou à última jornada com hipóteses de alcançar o top 4.
Temos underdog?
Amora e Lusitano são, possivelmente, as maiores incógnitas. Ambos mantiveram grande parte do plantel que subiu e vêm com rotinas de vitória, mas será suficiente? O Amora, com um orçamento bem acima dos restantes (2,5 milhões de euros só com Geny Catamo), realizou uma pré-época bastante positiva e o futebol ofensivo de Miguel Valença promete surpreender, com ambições de alcançar posições cimeiras. Por sua vez, o Lusitano mostrava potencial para mais, mas a saída do treinador e do melhor jogador a poucas semanas do início da Liga 3 não será certamente, o melhor dos prenúncios.
Do céu ao inferno parecem ir União de Santarém e 1.º Dezembro. Depois de épocas acima das expectativas, ambas mantêm os treinadores, mas operaram verdadeiras revoluções nos plantéis. O União de Carlos Fernandes perde os melhores jogadores, mas as soluções encontradas não parecem convencer, para já.
Já o clube de Sintra mantém Pedro Caneco, que assumiu o comando depois da devastação provocada pelo Belenenses e que deixou a equipa no último lugar da fase de promoção. O clube parece não ter descanso e voltou a perder muitos jogadores para o Belenenses. A aposta parece estar em jogadores menos utilizados no ano passado, mas será que vai correr bem como no ano passado? Temos dúvidas.
Por último, temos na minha opinião o grande favorito à descida. Depois de ter sido salvo da despromoção pelo Lusitânia dos Açores no ano passado, o Sporting da Covilhã parece não ter descanso. Perde Gui Paula, Lucas Duarte e Diogo Ramalho, os três oásis no deserto da Covilhã, e os reforços não só não convencem como deixam uma péssima imagem de uma pré-época para esquecer dos serranos. Conseguirá José Bizarro surpreender tudo e todos?
No meio de tanta incerteza, duas coisas são certas: por um lado, esperamos surpresas, jogadores desconhecidos a “partir tudo”, porque, afinal, a Liga 3 é o campeonato das oportunidades. Por outro lado, como é óbvio, todos os jogos da Académica contra estes clubes são para acompanhar em 107.9FM ou ruc.pt.
PARTILHAR:
ARTIGOS RELACIONADOS:


