AUTOR: Isabel Simões

DATA: 14.12.2024

DURAÇÃO: ...

Continuamos a revisitar entrevistas RUC realizadas no passado. Desta vez voltámos a passar em antena a conversa que tivemos com Naghmeh Ivaki, iraniana e professora na Universidade de Coimbra. A entrevista passou em antena no programa semana à sexta de dia 25 de novembro de 2022.

Na segunda parte do programa revisitamos a entrevista a Guilherme d’Oliveira Martins, convidado com José Augusto Bernardes para dissertar na Feira do Livro de Coimbra de 2023 sobre “O Labirinto da Saudade” de Eduardo Lourenço, professor, filósofo, ensaísta.

Naghmeh Ramezani Ivaki, nasceu no norte do Irão em Savadkuh Mazandaran. Licenciou-se em Engenharia de Software na Universidade de Alzahra e tirou o mestrado em Engenharia de TI na Universidade Tarbiat Modares em Teerão, capital do país. Doutorou-se em Ciência e Tecnologia da Informação na Universidade de Coimbra (UC).

Na atualidade é professora auxiliar no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A morte da jovem Mahsa Amini em setembro de 2022, às mãos do regime iraniano, foi o pretexto para a conversa.


Guilherme d’Oliveira Martins foi convidado com José Augusto Bernardes para dissertar na Feira do Livro de Coimbra, Feira do Livro de Coimbra de 2023 sobre “O Labirinto da Saudade” de Eduardo Lourenço. Se fosse vivo, Eduardo Lourenço teria 100 anos.  Momentos antes a RUC entrevistou Guilherme de Oliveira Martins, atual administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian.

Fotografia: Ruínas de Persépolis, a antiga capital do Império Aqueménida e agora um Património da Humanidade pela UNESCO| Por درفش کاویانی – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0