AUTOR: Isabel Simões

DATA: 09.08.2022

DURAÇÃO: ...

“Trabalhos e Paixões de Benito Prada”, livro romanceado de Fernando Assis Pacheco conta-nos a história de um Galego de seu nome Benito Prada que depois de uns tempos em Aveiro se estabelece em Coimbra e aqui cria raízes e negócio.

Uma homenagem às suas horigens familiares e a Coimbra, cidade onde o escritor, jornalista, tradutor e crítico, Fernando Assis Pacheco nasceu e viveu até ir para o serviço militar em 1961.

António Apolinário Lourenço, docente na Faculdade de Letras dissertou sobre a obra. O professor da FLUC conta-nos de quem é a história romanceada do livro.

Coimbra no final da Segunda Grande Guerra era uma cidade em que os pobres passavam dificuldades.  Ao tempo cidade de Tertúlias que praticamente desapareceram.

Estará no livro Benito Prada a explicação para a origem da desertificação o abandono do comércio da Baixa, afinal o inferno na opinião de Jorge Galo, uma das personagens do livro.

A obra de Fernando Assis Pacheco foi homenageada na Feira do Livro de Coimbra, no dia 9 de julho, numa tertúlia intitulada “Fernando Assis Pacheco na intimidade – Coimbra com Fernando Assis Pacheco”.

O encontro contou com a presença de António Apolinário Lourenço, Teresa Portugal e João Rasteiro e foi moderado por Teresa Carvalho.