AUTOR: Isabel Simões

DATA: 20.06.2024

DURAÇÃO: ...

Feira do Livro de Coimbra decorre até dia 23 de junho. A rubrica Livros Para Que Vos Quero marcou presença na apresentação da coleção da Escola da Noite – “Os nossos autores”. Uma coleção construída a partir do reportório dramático da companhia. Uma peça e uma tradução inéditas fazem parte dos dois primeiros números da coleção.

Igor Lebreaud é autor de “Aqui, onde acaba a estrada”, texto que escreveu e encenou para a companhia em 2022. O autor franco-romeno Matéi Visniec é o autor de “Teatro Decomposto & Café Bonheur”, um conjunto de peças curtas apresentado pela Escola da Noite em 2023, com tradução da atriz Ana Teresa Santos.

António Augusto Barros, diretor Artístico da Escola da Noite, conta-nos que a companhia tem cerca de duas dezenas de textos para publicar.

A coleção “Os nossos autores” tem apoio da Direção-Geral das Artes. Faz parte do contrato sustentado com a Escola da Noite até 2026. Da parte da companhia há intenção de ir além do compromisso de editar duas obras por ano, razão pela qual procura novos apoios.

Igor Lebreaud estreou-se na dramaturgia e na encenação com a obra “Aqui onde acaba a estrada”, um dos dois primeiros números da coleção.

O texto foi escrito de “rajada” e depois revisto para a leitura do Clube de Leitura Teatral. As últimas revisões do texto aconteceram na encenação com os atores, revela Igor Lebreaud.

A peça “Teatro Decomposto & Café Bonheur”, um conjunto de peças curtas do autor franco-romeno Matéi Visniec, foi apresentada pela companhia em 2023. A tradução pertenceu à atriz da Escola da Noite, Ana Teresa Santos. Deu-nos uma perspetiva da vida de Matéi Visniec, um amigo da companhia.

A coleção “Os nossos autores” da Escola da Noite foi apresentada na terça-feira, dia 19 de junho, na Praça da Arte e da Criação, instalada no Largo do Poço, junto ao Salão Brazil. O convite partiu do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra.

Sonoplastia de Tiago Gama e Técnica de Pedro Oliveira