Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesInês Nascimento Rodrigues, Júlia Garraio e Vasco Martins estiveram à conversa com Miguel Cardina, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sobre as “Memórias da Guerra Colonial” no país de hoje.
Este foi o primeiro programa de uma parceria da Rádio Universidade de Coimbra com o Centro de Estudos Sociais (CES), no âmbito da investigação desenvolvida pelo Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz – NHUMEP. A colaboração vai continuar no programa “Há Vida(s) Nesta Cidade!” e terá lugar no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.
O programa pode ouvir-se em directo em https://www.ruc.pt
Breve nota biográfica do convidado:
- Miguel Cardina recebeu em 2016 a bolsa Starting Grant do European Research Council (ERC – Conselho Europeu para a Investigação) para coordenar o projeto de investigação “CROME – Memórias Cruzadas, Políticas do Silêncio. As Guerras Coloniais e de Libertação em tempos Pós-Coloniais”. É autor ou co-autor de vários livros, capítulos e artigos sobre colonialismo, anticolonialismo e guerra colonial; história das ideologias políticas nas décadas de 1960 e 1970; e dinâmicas entre história e memória.
O programa contou com locução e edição de Isabel Simões e a técnica de Tiago Gama.
Músicas:
- “Fotos do Fogo” de Sérgio Godinho numa interpretação de Sérgio Godinho, Carlos do Carmo & Camané
- “Nambuangongo, meu amor”, poema de Manuel Alegre cantado por Paulo de Carvalho
Fotografia: CES