AUTOR: Isabel Simões

DATA: 11.02.2023

DURAÇÃO: ...

Frederico Francisco , secretário de Estado das Infraestruturas esteve em Coimbra em janeiro na apresentação das linhas gerais da proposta do arquiteto Joan Busquets para o Plano de Pormenor da nova Estação de Coimbra, e da área envolvente que vai até à Ponte de Santa Clara. Frederico Francisco traçou uma panorâmica do que está previsto para a ferrovia nacional.

Ana Bastos, vereadora da Câmara de Coimbra responsável pela mobilidade deixou alguns desafios ao governo e à empresa Infraestruturas de Portugal.

Um dos problemas que se vai colocar aos utentes do comboio tem a ver com a necessidade de obras no canal entre Coimbra-A e Coimbra-B para dar passagem ao futuro MetroBus. Perguntámos à vereadora Ana Bastos, na conferência de imprensa realizada esta semana sobre o plano previsto para os SMTUC, como se vai processar o transbordo de pessoas entre as duas estações enquanto as obras durarem.

Lembramos que as empreitadas de construção do Parque de Material e Oficinas (PMO) e de execução dos Postos de Transformação do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) foram consignadas, ontem, sexta-feira, dia 10 de fevereiro, no Pavilhão Centro de Portugal.

A ferrovia foi o tema da segunda parte do programa.


O aquecimento para o Festival Política já começou. Hoje, sábado, dia 11 de fevereiro, às 17h00, na sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco, estreia na cidade o documentário “A música invisível”, do realizador e investigador Tiago Pereira.

O projeto “A Música Cigana A Gostar Dela Própria” está mapeado em 250 vídeos que deram lugar à fita cinematográfica. Depois da exibição do filme coproduzido pelo Festival Política, há um concerto com artistas da cidade e uma conversa dedicada à música cigana no país. Esta semana o Noticiário RUC falou com a Bárbara Rosa, diretora artística do festival em conjunto com Rui Oliveira Marques.

Quando forem 21h30, sobe a palco no Convento São Francisco o autor e humorista Hugo van der Ding. Vai apresentar o espetáculo “A grande mentira” dedicado ao tema da inclusão. O Festival Política regressa à cidade em novembro sob o tema “A pós Democracia”.

O Festival Politica iniciou o programa.

O Programa Há Vidas Nesta Cidade! contou com a técnica de Tiago Gama.