Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesTeresa Cravo realizou o programa em que estiveram como convidadas duas investigadoras e um investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) para uma conversa sobre “Extensão, impacto e investigação“.
Há um consenso cada vez maior relativamente à investigação e à divulgação como pilares interligados, que apoiam o avanço do conhecimento, o impacto social e o envolvimento da sociedade. As ações de sensibilização junto de um determinado público-alvo permitem pô-lo a par dos últimos desenvolvimentos na ciência, adaptando a mensagem às suas preocupações mais prementes e às suas circunstâncias. Por outro lado, ouvir a sociedade mais alargada, também permite à investigação identificar problemas e necessidades e, assim, gerar conhecimento com maior impacto social.
Em 2010, o Centro de Estudos Sociais iniciou um projeto piloto – o CES vai à Escola – que se tornou, ao longo destes anos, numa experiência de grande sucesso. Em 2016 apostou numa outra atividade de extensão, em colaboração com a Agência Nacional ‘Ciência Viva’, criando o Programa Ciência Viva do CES. Nestas atividades de extensão, destaca-se ainda a Universidade Popular dos Movimentos Sociais. Todos estas atividades têm em comum destinarem-se a jovens com o intuito de promover a sua cultura científica e fomentar uma verdadeira Ciência Cidadã, envolvendo-os ativamente desde tenra idade em atividades científicas. Para nos falar de uma destas atividades – o CES vai à Escola – temos hoje connosco três investigadores/as do CES – a Susana Costa, o Carlos Nolasco e a Luciana Sotero – que contribuíram para essa atividade de extensão em momentos diferentes da sua criação, implementação e consolidação.
Este foi o trigésimo quarto programa de uma colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Acontece no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.
Algumas notas biográficas das convidadas e do convidado de hoje:
Susana Costa é doutorada em Sociologia e investigadora auxiliar do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Atualmente desenvolve a investigação INSIDE –Caracterização da população inserida na base de dados portuguesa de ADN e avaliação do seu impacto na eficiência do sistema de justiça criminal e direitos dos cidadãos. É co-coordenadora da linha temática Risco(s), ecologias, saúde e membro da Direção do Projecto Inocência. Foi co-coordenadora da experiência-piloto do CES vai à Escola em 2010, com Ana Raquel Matos e Pedro Araújo, tendo assumido este projeto de extensão com Miguel Cardina e Bruno Sena Martins durante dez anos, até 2020.
Luciana Sotero é doutorada em Psicologia Clínica pelas Universidades de Coimbra e Lisboa e Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da psicologia da família e intervenção familiar, em particular na investigação do processo terapêutico, no desenvolvimento de instrumentos de avaliação familiar e na análise de processos de resiliência face a acontecimentos disruptivos da vida familiar (e.g., doenças crónicas, catástrofes naturais, migrações). No CES integra a linha temática Risco(s), Ecologias, Saúde, o Observatório Permanente da Justiça (OPJ) e atualmente é co-coordenadora do “Ces vai à Escola”.
Carlos Nolasco é Sociólogo, investigador do Centro de Estudos Sociais e doutorado em Sociologia da Produção, do Trabalho e da Empresa, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com a tese “Fintar Fronteiras. Migrações Internacionais no Futebol Português” (2013). Integra a Linha Temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos, e desenvolve atividade no Observatório Permanente da Justiça. É membro da equipa portuguesa da rede FRANET da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA). Tem como áreas de interesse a Sociologia das Migrações, Migrações de Trabalho Desportivo, Sociologia do Desporto e Sociologia do Direito. Foi co-coordenador do CES vai à Escola entre 2020 e 2023.
O programa contou com locução e edição de Isabel Simões.
Músicas:
- Pink Floyd – Another Brick in the Wall Official Music Video