Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesNo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a RUC foi visitar a creche e jardim de infância Dandélio da APPACDM, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra.
O Dandélio recebe bebés e crianças com idades entre os cinco meses e os seis anos. A instituição caracteriza-se por ter um projeto educativo baseado na Arte e na Ciência. Entre as crianças do Dandélio, há um número significativo de crianças com deficiência integradas de forma inclusiva.
A Cláudia e a Madalena contaram-nos o que é ser deficiente. Foi a educadora Márcia que conduziu a conversa.
Ana Miguel, mãe do João Miguel e Joana Fraga, mãe da Mafalda falaram-nos do que existe na Dandélio que não existe em mais lado nenhum. Susana, coordenadora da instituição, falou-nos da filosofia de integração da Dandélio.
“Ter deficiência significa abraçar uma beleza única, tão singular como um floco de neve”, lê-se no corredor do Dandélio.
Fotografias: gentileza da Dandélio