Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesOs Casota Collective realizaram para a Rádio Universidade a transmissão do concerto de aniversário dos Yakuza para celebrar os 35 anos da RUC em 2021. Deste coletivo nasceu agora o documentário sobre os 5ª Punkada, uma banda da APCC, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.
Na primeira parte do programa a conversa aconteceu primeiro com Telmo Soares e depois com Rui Gaspar. Fazem parte da equipa dos Casota Collective e são parceiros na banda “First Breath After Coma”.
O encontro teve lugar no Espaço Serra na Reixida, em Leiria, num domingo solarengo do início de fevereiro. Então, ficámos a saber como nasceu o vídeo dos 5ª Punkada mas também a história da produtora de audiovisual. “Os MacGyvers” da videografia, como lhes chamou Hugo Ferreira da Omnichord, no seio da qual os Casota Collective nasceram.
Para o novo documentário inspiraram-se em Crip Camp: o documentário produzido pelos Obama, revelou Telmo Soares.
Rui Gaspar produziu o disco dos 5ª Punkada “Somos Punks ou Não?” e vai acompanhar com Victor Torpedo e Surma a digressão da banda da APCC.
Já a Omnichord está a celebrar 10 anos. Nasceu a 13 de fevereiro de 2012, de acordo com a Agência Lusa, “para fazer acontecer “Quack!”, o primeiro disco dos Nice Weather For Ducks”. Não por acaso nasceu no Dia Mundial da Rádio, ou não fosse o seu criador, um Ru(iano de boa cepa, em que as ideias fervilham.
Hugo Ferreira dá a cara pela produtora que conta já com 12 elementos, 13 “se contarmos com o contabilista”, informou. A pandemia não cortou a criatividade, Mapas é m projeto de que se orgulha. Da conversa com o Hugo Ferreira ouvimos um pequeno excerto. Vai estar em antena na íntegra no programa “Há Vida(s) Nesta Cidade!” de dia 5 de março.
Os 5ª Punkada subiram a palco no TAGV em 11 de fevereiro. No dia 18, estiveram em Aveiro (Teatro Aveirense), e no dia 19, vão estar na Guarda (Teatro Municipal da Guarda)! Depois a 3 de março, 21h00, Teatro Pax Julia, em Beja. A 4 de março, 21h30 na ACERT em Tondela.
A técnica do programa esteve por conta de Tiago Gama.
Música:
- Jonathan da Silva
- Orquestra de Benny Goodman do CD “Body and Soul”
Fotografia: Hugo Ferreira