Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesO projeto Rebobinar nasceu da necessidade de divulgar a História Contemporânea. Vídeos, ‘podcast’ ou conversas mostram nas redes sociais as memórias coletivas da Região de Coimbra mas não só. Eduardo Albuquerque e Pierre Marie contaram ao programa “Há Vida(s) Nesta Cidade!” o que está a acontecer no projeto de História Pública.
Os investigadores analisaram os manuais escolares e concluíram que têm esquecido muitos factos da memória coletiva. Rebobinar quer contar, por exemplo, a história das velhas fábricas desocupadas ou que a cidade de Coimbra viu desaparecer. Palavras que identificam lugares como Cumeada, Chão-do Bispo, Calhabé ou São José também pretendem ser recuperadas.
As forças vivas da cidade lembram muitas vezes o primeiro rei mas esquecem a importância da cultura Mocárabe e de D. Sesnando. Na atualidade, fora da Academia poucos sabem quem foi Augusto Casimiro, poeta e cronista, participou no corpo Expedicionário Português que combateu na primeira grande Guerra e foi um dos fundadores da Seara Nova.
O projeto procura parceiros. Está no site www.rebobinar.org e também no facebook