AUTOR: Isabel Simões

DATA: 26.11.2022

DURAÇÃO: ...

João Rodrigues e Teresa Cravo realizaram o programa em que estiveram como convidados dois investigadores brasileiros para fazerem connosco o balanço das últimas eleições no Brasil, para pensarmos nos desafios atuais e também nas perspetivas para o futuro do país: Luciane Lucas dos Santos e Tiago Oliveira

Este é o vigésimo programa de uma colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Acontece no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.

Algumas notas biográficas da convidada e do convidado de hoje:

Luciane Lucas dos Santos é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando a Linha Temática 2: Democracia, Justiça e Direitos Humanos. Atualmente co-coordena o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES) e o Grupo de Trabalho Policredos. Integra a equipa docente do Doutoramento “Democracia no Século XXI”. Foi co-coordenadora do antigo Núcleo de Investigação Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). É doutorada em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil), a que juntou investigação na área da Sociologia. Os seus temas de interesse são: Economias e Estéticas Feministas, estudos pós-coloniais, Economias Comunitárias/Outras Economias, e desigualdades a partir de uma perspetiva interseccional. 

Tiago Oliveira é investigador colaborador do CES, vinculado ao Observatório sobre Crises e Alternativas. É economista, doutorado em Desenvolvimento Económico, na área de concentração em Economia Social e do Trabalho, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem desenvolvido pesquisa nas áreas de trabalho, proteção social, economia brasileira, desenvolvimento e subdesenvolvimento. É autor de Trabalho e Padrão de Desenvolvimento: uma reflexão sobre a reconfiguração do mercado de trabalho brasileiro, distinguido com o Prêmio Brasil de Economia pela Ordem dos Economistas do Brasil.

O programa contou com locução e edição de Isabel Simões. A técnica esteve por conta de Vasco Santos.

Música: “Apesar De Você” por Chico Buarque