Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesTeresa Cravo realizou o programa em que estiveram como convidados dois investigadores moçambicanos para fazerem connosco o balanço dos trinta anos de transição para a paz em Moçambique, as formas de violência que identificam atualmente e as suas perspectivas para o futuro do país: Maria Paula Menezes e Ricardo Raboco.
Este é o décimo nono programa de uma colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Acontece no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.
Algumas notas biográficas da convidada e do convidado de hoje:
Maria Paula Meneses é Investigadora Coordenadora do Centro de Estudos Sociais; Co-coordenadora da sua Linha Temática 3: A Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos; Co-coordenadora do programa de doutoramento CES-FEUC “Pós-colonialismos e cidadania global”. Integra igualmente o projeto do CES Epistemologias do Sul, uma das suas áreas principais de investigação, juntamente com os debates pós-coloniais no contexto africano, o pluralismo jurídico e o papel da história oficial, da memória e das narrativas de pertença nos processos identitários contemporâneos.
Ricardo Raboco é professor na Universidade Licungo e professor convidado da Universidade Católica de Moçambique, em Quelimane, na Zambézia. É investigador do projeto de investigação do CES “REPLAY: Abordagens à paz e a (re)produção da violência em Moçambique”. É doutorado pelo programa de Doutoramento em Relações Internacionais – Política Internacional e Resolução de Conflitos, com uma tese intitulada “Nem guerra, nem paz: a partilha do poder pós-conflito e as suas implicações para a paz em Moçambique”. É também comentador residente do canal de televisão moçambicano STV. A sua investigação debruça-se sobre democratização, descentralização, participação política e educação para a paz.
O programa contou com locução e edição de Isabel Simões. A técnica esteve por conta de Vasco Santos.