AUTOR: Isabel Simões

DATA: 22.06.2024

DURAÇÃO: ...

A exposição «Eduardo PESSOA Lourenço» está patente na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra até dia 30 de julho.  Tem entrada livre e pode ser visitada de segunda a sexta, exceto feriados, das 14h30 até às 17h30.

No programa de hoje vamos seguir a visita guiada que um dos curadores da exposição, António Pedro Pita, fez no dia 4 de junho. O curador propôs uma visita organizada do jeito que o visitante entenda. Ele próprio sugeriu um percurso muito sui generis.

Eduardo Lourenço caracterizou a relação com Pessoa como “patológica” e o curador explicou por quê.  Isabel Campante leu um excerto escrito por Lourenço em que o ensaísta fala das “inúmeras influências sofridas”. António Pedro Pita lembrou a relação de Eduardo Lourenço com a Literatura.

“A literatura é para mim um lugar de felicidade e é lá que eu encontro os meus inimigos” – Eduardo Lourenço

À margem de uma visita guiada à exposição «Eduardo PESSOA Lourenço» que apresenta parte d’“A biblioteca Pessoana de Eduardo Lourenço”, conversámos com António Pedro Pita.

A exposição «Eduardo PESSOA Lourenço» está patente na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) até dia 30 de julho. Tem entrada livre e pode ser visitada de segunda a sexta, exceto feriados, das 14h30 até às 17h30.

A curadoria da exposição pertence a Maia do Amaral, António Pedro Pita, Rui Jacinto e Manuel Portela. A próxima visita guiada acontece com Rui Jacinto no dia 18 de junho, terça-feira, às 18h00 e necessita de inscrição em formulário que existe nas redes sociais da BGUC.

A próxima visita guiada tem lugar no dia 2 de julho, às 18 horas. A visita vai ser conduzida por Manuel Portela, curador da exposição e diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. A reserva é obrigatória em formulário próprio nas redes sociais da BGUC.

Fotografia: BGUC