Europa
Muito mais longe do que do Atlântico aos Urais, o velho continente marca a vida de muitos, quer pela presença, quer pela ausência.
Semanalmente, os velhos e os novos assuntos europeus na antena da RUC.
UM PROGRAMA DE:
Miriam LopesÉvora candidatou-se a Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027, ‘corrida’ que venceu ontem, com uma proposta “ousada, mas também muito honesta”, argumentou a coordenadora da equipa de missão da candidatura alentejana, Paula Mota Garcia.
No comunicado da Equipa de Missão Évora 2027, a coordenadora congratulou-se com a decisão do painel internacional de especialistas, que escolheu Évora para representar Portugal como CEC em 2027 e por ter apreendido o mote da candidatura, a expressão tipicamente alentejana de “vagar”.
No mesmo comunicado, também o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, considerou que a escolha é uma oportunidade para o concelho e para o Alentejo, mas igualmente “para a Europa e para o mundo”.
“Este é o momento que esperávamos” e “o VAGAR é isso: uma proposta de futuro para a Humanidade” afirmou.
Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia, foi anunciado ontem, dia 7 de dezembro, numa conferência de imprensa em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB).
Évora foi escolhida de um lote de quatro finalistas, do qual também faziam parte Aveiro, Braga e Ponta Delgada. O anúncio foi feito pela presidente do júri internacional, Beatriz Garcia.
Évora terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus, como foi revelado em outubro pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
Tendo como mote a palavra “vagar”, a candidatura é liderada pela Câmara de Évora, com a comissão executiva a integrar outras entidades e organismos, como a DRCAlen, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Segundo a Equipa de Missão, que lembrou que a preparação da candidatura “tem sido e é um processo longo e complexo”, além da comissão executiva, Évora 2027 tem o apoio das quatro comunidades intermunicipais do Alentejo, que representam os 47 municípios da região.
Coimbra esteve na candidatura inicial mas ficou pelo caminho. Das quatro cidades que permaneceram como candidatas, Évora, Património Mundial Unesco desde 1986, foi a cidade portuguesa escolhida pelo júri europeu.
Com Agência Lusa
Fotografia: site Alentejo
Até dia 11 de dezembro, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia em Portugal marcam presença na Comic Con Portugal 2022 para assinalar o Ano Europeu da Juventude. Vão promover várias iniciativas da União Europeia para os jovens. O artista Another Angelo associa-se a esta iniciativa.
Lembramos que Another Ângelo faz sucesso graças às suas ilustrações. O artista usa a língua portuguesa sob a forma de poemas ou frases em que os trocadilhos têm primazia.
O espaço da União Europeia na Comic Con está localizado junto à entrada da sala Tejo e será oficialmente aberto esta quinta-feira, dia 8 de dezembro, pelas 15h. Conta com a presença dos representantes do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia em Portugal e de Another Angelo.
Durante a tarde de dia 8 de dezembro vai ser lançado um concurso de três ilustrações exclusivas produzidas pelo artista Another Angelo para assinalar o Ano Europeu da Juventude e os 35 anos do programa Erasmus.
2022 é o Ano Europeu da Juventude. Com a criação a União Europeia pretende colocar em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor — mais ecológico, mais inclusivo e digital.
Com comunicados da representação em Portugal do Parlamento Europeu