AUTOR: Isabel Simões

DATA: 01.12.2022

DURAÇÃO: ...

Na sexta-feira, dia 2 de dezembro, cidadãos europeus participam numa iniciativa do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão Europeia. O evento procura o retorno de informação e resulta de uma promessa que ocorreu durante a Conferência sobre o Futuro da Europa.

O encontro vai permitir uma troca entre representantes das três instituições e cidadãos que participaram nos painéis de cidadãos europeus, assim como elementos dos painéis e eventos nacionais.

Os representantes das três instituições vão explicar como estão a dar continuidade às propostas da  Conferência, bem como as suas propostas.


A União Europeia definiu a semana passada novos objetivos sobre equilíbrio entre homens e mulheres nos conselhos de administração das empresas. O Parlamento Europeu adotou formalmente a nova legislação da União Europeia relativa ao equilíbrio entre homens e mulheres nos conselhos de administração das empresas.

Até 2026, as empresas terão de ter 40 % do sexo sub-representado entre os administradores não-executivos ou 33 % entre todos os administradores.


Na sequência da entrada em vigor do Regulamento dos Serviços Digitais, que criou novas regras da União Europeia para um ambiente em linha mais seguro e mais fiável, o Centro Comum de Investigação da Comissão está a criar um Centro Europeu para a Transparência dos Algoritmos, que vai prestar apoio no controlo do cumprimento das novas regras através de conhecimentos técnicos e científicos de alto nível.

O Centro Europeu para a Transparência dos Algoritmos vai ter a sua sede principal nas instalações do Centro Comum de Investigação em Sevilha, com pessoal igualmente localizado em Bruxelas e em Ispra. Prevê-se que esteja operacional no primeiro trimestre do próximo ano.

Fotografia: Paralamento Europeu