Europa
Muito mais longe do que do Atlântico aos Urais, o velho continente marca a vida de muitos, quer pela presença, quer pela ausência.
Semanalmente, os velhos e os novos assuntos europeus na antena da RUC.
UM PROGRAMA DE:
Miriam LopesO Dia da Europa celebra-se a 9 de maio, amanhã quinta-feira. A data evoca a Declaração Schuman , proferida a 9 de maio
de 1950.
“A França, paladina, há mais de vinte anos, de uma Europa unida, teve sempre como objetivo principal estar ao serviço da paz. A Europa não se fez, estivemos em guerra. A Europa não se construirá de uma só vez, nem pela concretização de um projecto global predeterminado: resultará, sim, de realizações concretas – criando em primeiro lugar solidariedades de facto.
…..
Para tal, o governo francês propõe que a acção assente num domínio limitado mas decisivo: O governo francês propõe que a produção franco-alemã de carvão e aço seja colocada sob uma Alta Autoridade comum”. Dois excertos da declaração de Shuman que com Jean Monnet é considerado um dos pais da Europa
—————————————
Em Portugal o Dia da Europa é assinalado por todo o país com a iluminação de monumentos e edifícios públicos com as cores da bandeira da União Europeia. Em Lisboa vai ser o caso , dos quais a Torre de Belém, o Palácio de São Bento Assembleia da República, o Cristo Rei, em Almada.
Em Coimbra os Paços do Concelho de Coimbra vai iluminar-se com as cores da Europa.
A edição deste ano do Dia da Europa realiza-se 45 anos após as primeiras eleições europeias de 1979 e pouco antes das eleições de 2024, que terão lugar entre 6 e 9 de junho em todos os países da União Europeia. Em Portugal o dia da votação será no dia 9 de junho. Nesse dia os eleitores vão escolher candidatos de um total de 15 partidos e duas coligações, o mesmo número que em 2019.
Aliança Democrática (coligação composta pelo PSD, CDS e PPM), PS, Chega, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, CDU (coligação PCP/PEV), Livre, PAN, ADN, MAS, Ergue-te, Nova Direita, Volt Portugal, RIR, Nós Cidadãos, MPT e PTP. São as forças políticas concorrentes.
Para assinalar o Dia da Europa, a Universidade de Coimbra (UC) promove, amanhã quinta-feira, dia 9, a 29.ª sessão das “Conversas da Casa da Lusofonia”. “Europa – problemas e desafios” é o mote da iniciativa, organizada em parceria com a Associação Académica de Coimbra (AAC) e a Erasmus Student Network (ESN) Coimbra, decorre a partir das 9h30 no Anfiteatro do Laboratório Chimico (Museu da Ciência da UC).
O jornalista da TVI, Pedro Benevides, e o ex-ministro Álvaro Beleza, presidente da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, são os oradores.
Infografia: Parlamento Europeu