Europa
Muito mais longe do que do Atlântico aos Urais, o velho continente marca a vida de muitos, quer pela presença, quer pela ausência.
Semanalmente, os velhos e os novos assuntos europeus na antena da RUC.
UM PROGRAMA DE:
Miriam LopesO Conselho de Estado, reuniu ontem em Cascais para analisar os fundos europeus em Portugal. A reunião contou com a participação da comissária europeia Elisa Ferreira, que tem a pasta da Coesão e Reformas.
À saída do Palácio da Cidadela de Cascais, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não quis comentar o conteúdo das intervenções nesta reunião, mas considerou que “correu muito bem”.
Marcelo Rebelo de Sousa referiu que amanhã sexta-feira vai ver no terreno com o primeiro-ministro, António Costa, “algumas das obras dos fundos” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Segundo a Agência Lusa, no comunicado afirma-se ser “imprescindível que todos os intervenientes – Estado, setor social, empresas, sociedade civil, cidadãos – se empenhem para que a mais completa execução dos montantes atribuídos se concretize, a pensar em todos os portugueses”
A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, responsável pela coordenação do PRR, também esteve presente no encontro.
Com Agência Lusa
Terminam amanhã, dia 31 de março as candidaturas da edição deste ano do Summer CEmp, a escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal. Vai acontecer em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro
Podem participar estudantes que frequentem um estabelecimento de Ensino Superior na União Europeia
O primeiro passo é o preenchimento do formulário de candidatura disponível na página da internet da Representação em Portugal da União Europeia. Deve incluir um vídeo ou uma carta que exprima a motivação para participar no evento.
As candidaturas estão abertas até às 23h59 (hora de Lisboa) de amanhã, dia 31 de março. De todas as candidaturas válidas, serão selecionadas até 40 para participar, tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo.
No Ano Europeu das Competências, esta edição do Summer CEmp vai sublinhar a relevância da aprendizagem ao longo da vida, voltando a centrar-se na participação dos jovens no projeto europeu e no impacto concreto da União Europeia e dos seus valores, tendo como pano de fundo as próximas eleições europeias. O Summer CEmp é igualmente uma forma de contribuir para a concretização de um dos objetivos da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: colocar os cidadãos no coração da UE e reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.
Fotografia: Portal da Presidência da República