AUTOR: Isabel Simões

DATA: 04.10.2022

DURAÇÃO: ...

Os dados seguintes foram transcritos dos comunicados da PSP. A escolha dos elementos divulgados  é da nossa responsabilidade e as pequenas alterações também.

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Coimbra (PSP) levou a cabo na madrugada de dia 29 para 30 de setembro uma Operação Especial de Prevenção Criminal, direcionada para as zonas de diversão noturna da cidade de Coimbra.

Nesta operação, o Comando empenhou de forma coordenada as suas valências de investigação criminal, trânsito, ordem pública e fiscalização policial.

Entre outras ações levadas a cabo em diferentes estabelecimentos de diversão noturna, foi dado cumprimento a diversos mandados de busca não domiciliária, visando em concreto um estabelecimento que reiteradamente tem sido palco de situações de ofensas à integridade física, inclusivamente com forte mediatização através de fotos e vídeos nas redes sociais.

Do cumprimento dos referidos mandados resultou:

·         A detenção de um funcionário, em resultado de ter na sua posse uma soqueira (que constitui, à luz da legislação em vigor, arma proibida);

·         A detenção de um segurança privado, pela posse de diversos tipos de estupefaciente (cocaína, haxixe, liamba), diversos objetos característicos da atividade de tráfico, bem como determinada quantia de dinheiro;

Com esta Operação, que coincide sensivelmente com o significativo aumento de afluência às zonas de diversão noturna da cidade de Coimbra que caracteriza o início do ano letivo, o Comando Distrital da PSP de Coimbra pretende contribuir para o sentimento de segurança de toda a comunidade.


Detida por Furto em Estabelecimento Comercial

No dia 30 de setembro, a PSP de Coimbra deteve uma mulher 27 anos.

A cidadã foi detida pelas 15H30, num estabelecimento comercial na zona de Santa Clara em Coimbra, acusada de furto.

A suspeita tentou abandonar o referido estabelecimento, passando pela linha de alarmes, sem efetuar o pagamento de diversos artigos que retirou dos expositores.

O titular do direito de queixa da empresa demonstrou o desejo de procedimento criminal e a mulher foi notificada para comparecer junto de Autoridade Judicial competente.


Detido por Condução sem Habilitação Legal e por Condução sob o efeito do Álcool

No dia 01 de outubro, pelas 02H20, na rua do Carmo em Coimbra, foi detido um homem de 28 anos, por ter sido intercetado a conduzir um automóvel sem habilitação legal para o efeito.

O indivíduo foi também sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 1,39 g/l

Fotografia: PSP