Imagem principal

Conselho Geral da UC promove debate sobre cultura e cidadania

Debate sobre “Cultura e Cidadania”, realizado pela Comissão da Cultura, Património, Cidadania e Desporto do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, decorrerá na Biblioteca Geral.

Com data marcada para o próximo dia 5 de maio, pelas 14h30, este evento tem como objetivo a promoção do Português, uma vez que será realizado no Dia da Língua Portuguesa. O debate vai ser realizado com entrada livre e sem inscrição prévia, e visa sensibilizar os presentes relativamente à cultura, à cidadania e à igualdade.

Renato Daniel, membro do Conselho Geral da UC, conversou com a RUC para dar a conhecer mais deste projeto, que pretende uma simbiose de dois ritmos distintos, como o da própria cidade e o da Universidade de Coimbra. Estes ritmos associam-se, de alguma forma, às temáticas no âmbito da cultura e da cidadania que irão ser discutidas no debate.

O debate inclui duas mesas. Na mesa da Cultura os objetivos divergem entre vários temas, como a promoção da língua, do livro e da leitura entre jovens; a programação cultural; a cultura do associativismo estudantil e a divulgação e comunicação da ciência na UC e na cidade.

Renato Daniel realça a importância da promoção da cultura na cidade, com ajuda da conexão presente entre a Universidade de Coimbra e a Associação Académica.

Já na mesa da Cidadania, os assuntos a discutir rondam a promoção da igualdade de género e de oportunidades; as políticas de integração e acolhimento de estudantes com necessidades educativas especiais e os fundos solidários no espaço estudantil.

O plano da igualdade na cidade e na própria Academia é o assunto salientado pelo membro do Conselho Geral.

Renato Daniel destaca que é necessária a participação de pessoas neste tipo de atividades, para que consigam falar sobre as suas problemáticas e verem-nas esclarecidas, de alguma forma.

Foi escolhido o Dia da Língua Portuguesa para relembrar que este é um dia de identificação para todos os falantes do idioma e para debater assuntos como a inclusão e a igualdade de género e racial.

Assim, na tarde de quinta-feira, vão estar presentes, pelas 14h30 os convidados Cristina Bordalo Cordeiro, Delfim Leão, João Rui Pita, Maria João Meireles Pereira e Sara Amaral na mesa redonda sobre “CULTURA” . Já na mesa redonda sobre “CIDADANIA”, no horário das 17h, Madalena Duarte, Maria de Belém Roseira, Maria João Rodrigues e Paulo Simões serão os convidados.

PARTILHAR: