[object Object]

AAC é a única a apresentar candidatura ao Campeonato Nacional Universitário 2025

Relação com a população de Coimbra é grande bandeira do projeto. Pode ser a terceira vez que a cidade recebe a competição.

O primeiro dia do UC Sports Week foi o momento escolhido para o lançamento da candidatura da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) ao Campeonato Nacional Universitário 2025. Em conferência de imprensa, foi apresentado aquele que deve ser “o maior evento desportivo” do próximo ano, em que se disputam competições no âmbito de cinco modalidades e no qual devem participar cerca de 1500 atletas.

De acordo com Diogo Lopes, vice-presidente da DG/AAC, o plano prevê que os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) providenciem alimentação aos atletas, que os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) criem uma linha única que sirva os participantes, que a comunicação passe por parcerias com órgãos de comunicação social e influencers da região e que a Faculdade de Economia faça um estudo de impacto socioeconómico da competição. O objetivo é que o campeonato tenha uma ligação forte à sociedade civil e, portanto, a apresentação e sorteio, a cerimónia de abertura e a cerimónia de encerramento devem acontecer em espaços da cidade.

A candidatura conta com o apoio de duas das maiores entidades de Coimbra: a Câmara de Coimbra e a Universidade. A união das instituições à Associação Académica é, de acordo com o representante dos estudantes, Renato Daniel, a aposta numa “trilogia perfeita”. O presidente da CMC, José Manuel Silva, destaca também a junção de algumas das grandes forças de Coimbra.

A competição não é, portanto, o único ponto de convergência entre as instituições no capítulo desportivo, de acordo com o reitor Amílcar Falcão. O responsável afirma que já foram apresentadas candidaturas a outras campeonatos universitários, como o europeu de ténis e de padel, em 2025, o mundial de padel, em 2026, e o europeu de voleibol, em 2027.

O presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) Ricardo Nora esclareceu que a AAC foi a única a candidatar-se ao Campeonato Nacional Universitário 2025.

(Fotografia: Associação Académica de Coimbra)

PARTILHAR: