![[object Object]](/cdn-cgi/image/width=1920,quality=75,format=auto,onerror=redirect/https://bucket.ruc.pt/wp-content/uploads/2026/04/15200928/IMG_1643-1-scaled.jpeg)
Exposição “Mapas do Olhar” mostra talento artístico de jovens estudantes
Foi inaugurada dia 14 de abril, no Centro Cultural Penedo da Saudade, a 3ª edição da exposição “Mapas do olhar”. A mostra reúne trabalhos da autoria de alunos de artes do 12º ano da Escola Secundária Avelar Brotero.
Sob o mote “Ancestralidades, migrações e deslocamentos”, os alunos da Escola Secundário Avelar Brotero realizaram trabalhos artísticos centrados no desenho. A exposição decorre de forma bienal e reúne obras de estudantes do 12º ano. A ideia do projeto parte do Plano Nacional das Artes, que integra o programa pré-educativo do evento Ano zero 26- Bienal de Coimbra. O projeto tem parcerias com o Centro Cultural Penedo da Saudade, o Centro de Artes Plásticas de Coimbra, o Teatrão e o Teatro Académico Gil Vicente.
Na inauguração da exposição, José Vieira, coordenador do projeto cultural da Escola Secundária Avelar Brotero, explicou como foi realizada a dinâmica de integração dos alunos. O professor revela que após a iniciativa ser aceite foi necessário que os alunos estivessem integrados no tema, e para tal o coordenador do projeto educativo foi às escolas apresentar o desafio.
Jorge Cabrera, responsável no âmbito do projeto educativo do Ano zero 26- Bienal de Coimbra, dá a conhecer como foi feita a escolha da temática dos trabalhos que os alunos desenvolveram.
Em entrevista à RUC, José Vieira, coordenador do projeto cultural da Escola Secundária, aponta a importância dos trabalhos estarem expostos e destaca que é um “abrir portas” para os estudantes.
No final da inauguração ainda houve um momento para uma apresentação de filmes de alunos que se inserem no festival ifive- Festival do Video Escolar. A exposição vai estar a decorrer até dia 17 de maio com acesso gratuito.
PARTILHAR:


