GEFAC realiza a XIX edição das Jornadas de Cultura Popular
Entre os dias 8 e 30 de novembro vão ser realizadas a XIX edição das Jornadas de Cultura Popular do GEFAC, e têm como objetivo levar a cultura popular a toda a comunidade.
Entre os dias 8 e 30 de novembro vai ser realizada a XIX edição das Jornadas de Cultura Popular, organizadas pelo Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC). As Jornadas da Cultura Popular são um grande evento para a cidade no âmbito cultural: são uma extensão do trabalho desenvolvido pelo GEFAC, e têm como objetivo levar a cultura popular e as suas diferentes formas existentes, no nosso país e além dele, a toda a comunidade.
A XIX edição das Jornadas de Cultura Popular vão estar um pouco espalhadas por toda a cidade e vão até além das fronteiras desta.
O mote deste ano para a criação do programa, é a roda. A roda foi o símbolo escolhido porque tem diferentes significados: é um símbolo que representa a comunidade, visto que une pessoas, e está ligada a diferentes ofícios relacionados com aquele que é o imaginário tradicional e popular das jornadas, como a olaria e a tecelagem, que usam mecanismos que têm por base a roda como elemento fundamental na realização do seu trabalho.
Estas iniciativas têm como esperança poderem captar mais pessoas para o GEFAC e para a dinamização dos projetos que este tem encarregues. Para a realização deste evento contam com diversos parceiros, que contribuem monetariamente para a sua concretização. Ainda assim, Tiago Ferreira, tesoureiro do GEFAC, reforça o esforço que fazem para continuar com o bom trabalho, apelando para que os fundos anuais que recebem não continuem a diminuir.
A edição deste ano conta com diversos espetáculos, oficinas, conversas, concertos, apresentações de diversos livros e ainda sessões de contos. e poderá consultar todo o programa através dos canais do GEFAC.
Esta é uma iniciativa que começou em 1979, e se tem vindo a realizar de 2 em 2 anos.