[object Object]

De balões na mão, estudantes pedem a palavra

Estudantes da Universidade de Coimbra reivindicam um Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior mais inclusivo da comunidade estudantil.

A Direção-Geral da Associação de Coimbra (DG/AAC) organizou a 21 de abril uma manifestação com o mote “54 anos depois continuamos a pedir a palavra!”, no âmbito das comemorações do dia dia que originou a crise académica de 1969. Os estudantes pedem que lhes seja dada a voz por uma Universidade mais democrática.

Em entrevista à RUC, João Caseiro, presidente da DG/AAC, explica que os protestos servem para denunciar a ausência de auscultação dos estudantes em matérias que lhes dizem respeito, principalmente na comissão de avaliação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES). Para o dirigente associativo, esta exclusão dos alunos ressente-se em matérias pedagógicas e de infraestruturas.

A iniciativa contou também com uma Operação Balão, alusiva à crise de 1969, com balões biodegradáveis e mensagens relacionadas com os problemas que afetam os estudantes de hoje, conta o entrevistado.

 

 

Durante a manifestação, que terminou no Largo da Portagem, fez-se ouvir música de intervenção.

(Imagem: Secção de Fotografia da Associação Académica de Coimbra)

PARTILHAR: