![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F03%2F12214838%2FIMG_0955-1-scaled.jpeg&w=3840&q=75)
“Poesia entre linhas” mostra o papel da poesia na saúde mental
O projeto pretende promover a poesia como um meio de expressão emocional. Destaca-se pela sua interatividade visto que o projeto está dividido em três momentos com o público.
Está a decorrer até dia 15 de março a exposição “Poesia entre Linhas” no edifício sede da Associação Académica de Coimbra.
O “Poesia entre linhas” é uma iniciativa do SOS estudante e tem como objetivo, segundo a representante Rita Neves, promover a poesia como um meio de expressão emocional.
De acordo com a presidente do SOS estudante, o evento foi realizado no âmbito da XXVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, numa oficina de poesia em conjunto com a professora Margarida Lima e a professora Graça Capinha que demonstraram a influência da poesia em quem a consome.
Rita Neves explica de que forma a escrita ajuda na saúde mental dos jovens. Segundo a mesma, ao escreverem-se os sentimentos, está-se a organizar o pensamento e a mente.
A representante destaca a exposição pela sua interatividade. O “Poesia entre Linhas” divide-se em três momentos: a parede da poesia nas escadas, a leitura dos 30 poemas expostos ao longo do corredor do primeiro piso e os Qrcodes em frente à sala de estudo com áudios dos poemas declamados. A parede da poesia permite que os estudantes levem um poema como recordação da exposição enquanto que os poemas exibidos possibilitam a identificação com outros, bem como uma perspetiva de outra pessoa sobre o problema.
A presidente do SOS estudante diz que houve uma adesão significativa ao evento.
PARTILHAR:
