![[object Object]](/cdn-cgi/image/width=1920,quality=75,format=auto,onerror=redirect/https://bucket.ruc.pt/wp-content/uploads/2024/07/19020157/justica.jpg)
Projeto de arquitetura do Novo Palácio da Justiça de Coimbra tem prazo de 330 dias
Câmara Municipal de Coimbra aprovou, por unanimidade, a adjudicação do projeto de arquitetura e especialidades do futuro Palácio da Justiça de Coimbra. A proposta foi entregue à empresa Vitor Hugo, por 393 mil e 600 euros, com IVA incluído, após vencer um concurso internacional com oito propostas em análise.
O contrato prevê um prazo global de 330 dias, distribuídos por três fases: 120 dias para o estudo prévio, 210 dias para o projeto de execução e, depois, assistência técnica durante a realização da empreitada.
Apesar da aprovação por unanimidade, a vereadora Ana Bastos, eleita pela coligação “Juntos Somos Coimbra”manifestou reservas quanto ao valor da proposta vencedora. Para a autarca o preço apresentado é inferior a “menos de metade” do valor base definido pelo município.
Ana Bastos defendeu um acompanhamento técnico rigoroso para evitar problemas durante a elaboração do projeto e sublinhou a complexidade de um projeto que será construído junto da zona classificada pela UNESCO.
Em resposta, a presidente da Câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa, afirmou partilhar a preocupação, mas recordou que a legislação em vigor obrigava a adjudicar a proposta de menor preço. A autarca destacou, contudo, que as alterações recentemente aprovadas no Código dos Contratos Públicos deverão permitir, no futuro, valorizar outros critérios além do preço.
Ana Abrunhosa acrescentou ainda que o município tem registado uma descida significativa dos preços apresentados para projetos de arquitetura, uma tendência que associa ao final do ciclo de investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência. Ainda assim, a autarca garantiu que o projeto do novo Palácio da Justiça será acompanhado de perto pelos serviços camarários.
Na reunião do executivo de ontem foi também aprovado o alargamento do prazo da obra da Quinta das Bicas em Taveiro, até final do mês de julho. A presidente da Câmara anunciou que em breve serão entregues os primeiros 20 fogos de habitação social.
PARTILHAR:


