
“D’arq não é quintal da UC”: estudantes de arquitetura em manifestação
Núcleo de Estudantes do Departamento de Arquitetura indignado com a falta de condições do Colégio das Artes. Reitor prioriza realização de eventos culturais da Queima das Fitas.
Os estudantes de Arquitetura reuniram-se, hoje, no Departamento de Arquitetura (D’arq) para mostrar o descontentamento face à realização de três eventos de grande dimensão: a Ceia dos Boémios, o Chá Dançante e o Baile de Gala no D’arq.
Sob os motes “não queremos festas, só queremos condições”, “o D’arq não é quintal da UC” e outros cânticos, os estudantes do departamento, agruparam-se nas Escadas Monumentais, para reivindicar melhores condições para o Colégio das Artes.
Bárbara Quatorze, presidente do Núcleo de Estudantes do Departamento de Arquitetura (NUDA), refere que as principais preocupações são a falta de acesso que os estudantes vão ter ao departamento, numa época que é essencial para todos os estudantes com entregas de trabalhos. A falta de condições de segurança para realizar eventos de grande dimensão perturba a dirigente.
A presidente do NUDA destaca a informação contraditória chegada aos estudantes. Com informações a prever quatro dias com acesso condicionado ao departamento e outras a referir os três dias de eventos. O Núcleo de Estudantes do Departamento de Arquitetura ainda não tem certezas sobre os eventos que vão decorrer nos dias 22, 27 e 28 de maio.
Quando questionada sobre o assunto pelo NUDA, a Comissão Organizadora da Queima das Fitas comunicou que não podia fazer muito e que para solucionar a solução era necessário dialogar com superiores.
Bárbara Quatorze refere que, durante a reunião com Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra (UC), foi destacada a falta de conhecimento do mesmo em relação às entregas de trabalhos que os estudantes precisam de fazer durante a semana da Queima das Fitas.
O NUDA vai agora dialogar e observar as medidas que serão tomadas para resolver o problema. A RUC vai continuar a acompanhar a situação.
PARTILHAR:
