![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F05%2F08235930%2FMariana-Mortagua-BE.jpg&w=3840&q=75)
“Casas, casas, casas” é a principal proposta do BE para o Ensino Superior
No 5º dia de campanha eleitoral, o Bloco de Esquerda (BE) esteve em Coimbra. Na cidade dos estudantes, a Coordenadora-Geral do BE, Mariana Mortágua, marcou a campanha com uma Ted Talk, com o tema “Trump, Musk e os tecno-milionários: Vencer a Oligarquia”. Em entrevista à RUC, os temas destacados foram o educação e a habitação. O acesso livre e igualitário ao ensino superior são algumas das preocupações da deputada.
Em entrevista à RUC, Mariana Mortágua falou sobre as problemáticas atuais sentidas no Ensino Superior. A bloquista destaca a urgência de garantir o acesso à habitação a preços justos e defende um ensino superior livre. Ambas as propostas podem garantir a igualdade de acesso ao Ensino Superior, de acordo com a deputada do BE.
O investimento nas repúblicas estudantis, os tetos às rendas e a criação de um canal de denúncia de contratos de arrendamento ilegais, com a garantia da permanência de habitação estudantil, foram algumas das medidas defendidas pela líder do Bloco.
A coordenadora geral do Bloco de Esquerda defendeu ainda a aposta em “investir naquilo que é importante”, argumentando que o dinheiro investido “em recuperar as partes da universidade que são viradas para o turismo depois não está a ser posto para investir nas infraestruturas e no conforto das universidades, nas residências, nas repúblicas”. Também o investimento cultural e a promoção do ativismo e pensamento livre são preocupações da bloquista.
A Ted Talk que marcou o 5º dia de campanha do Bloco em Coimbra, decorreu no Teatro da Cerca de São Bernardo. Na agenda do dia 9 de maio, o círculo eleitoral de Coimbra pelo Bloco de Esquerda tem encontro marcado com a comunidade imigrante da Marinha das Ondas, na Figueira da Foz.
PARTILHAR:
