[object Object]

CNU: Zona Norte levou os ouros para casa

AEFEUP, AAUMinho e AAUAv conquistaram os primeiros lugares nas modalidades de Voleibol M, Basquetebol F, Futsal F e Andebol M. A equipa de Futebol 11 da Academia foi goleada na final pela Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

A cidade dos estudantes acolheu o último dia dos Campeonatos Nacionais Universitários. Ao longo das duas semanas de campeonato, 70 equipas disputaram os títulos nacionais universitários nas modalidades: Futebol de 11 (masculino), Futsal (feminino e masculino), Voleibol (feminino e masculino), Andebol (feminino e masculino) e Basquetebol (feminino e masculino).

As Fases Finais dos CNU – Coimbra 2025 reuniram as melhores equipas de diversas instituições de norte a sul do país. Depois da conquista nas eliminatórias regionais, os estudantes tiveram a oportunidade de chegar às Fases de Grupos nacionais e consequentemente, às Fases Finais.

N dia 18 de abril, consagraram-se os verdadeiros campeões deste campeonato, e foram chamados ao pódio as equipas do 1º ao 3º lugar. Os melhores de cada modalidade vão representar Portugal nos Campeonatos Europeus Universitários, a acontecerem no Verão.

Voleibol Masculino

O dia começou às 9h30, com a disputa entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) e a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP) no pavilhão 3 do Estádio Universitário da Universidade de Coimbra (EUUC).

A partida determinou a vitória da aeISEP por 3-0. A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto tentou conquistar a vitória, mas saiu derrotada nos três sets.

No pavilhão Mário Mexia, decorreu o jogo de voleibol masculino entre a Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) e a Associação de Estudantes de Engenharia do Porto (AEFEUP). Ao primeiro minuto de jogo, as duas equipas já estavam empatadas a um ponto, com a equipa do Porto a ganhar vantagem ao longo do set. Quando os lisboetas perdiam por 7 pontos, intensificaram o ataque e o primeiro set terminou com a tabela a marcar 25-21 para AEFEUP.

Os cânticos de apoio a ambas as equipas fizeram-se ouvir ao longo da partida. O segundo set começou equilibrado, com os portuenses a não conseguirem aumentar a distância no marcador, e cada ponto era disputado até ao fim. A AEFEUP conseguiu dar a volta e o set terminou com os aspirantes a engenheiros a vencer por 25-17. 

O terceiro e último set começou com a AEFEUP a demonstrar a sua superioridade, ao deixar uma vantagem clara face aos adversários. A NOVA, por sua vez, tentou reagir e mudar o marcador, conseguindo diminuir a desvantagem e empatar por 21-21. Por esta altura, a emoção no pavilhão Dr. Mário Mexia era alta e os adeptos elevaram a moral das equipas. Até ao fim do set, ambas as equipas tiveram uma luta renhida e equilibrada. A vitória veio de encontro à AEFEUP com um resultado de 28-23. 

A AEFEUP sagrou-se campeã no Voleibol Feminino, seguida da NOVA em segundo lugar, e a fechar o pódio, ficou a aeISEP. 

Afonso Lima, treinador da Universidade NOVA de Lisboa, destacou a boa energia que a equipa lisboeta manteve durante o decorrer do jogo. O treinador referiu, também, que a equipa adversária foi mais matura, o que lhe assegurou a vitória no campeonato.

Francisco Oliveira, treinador da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto, sublinhou que foi “um excelentíssimo jogo” e que a equipa do Porto estava à espera de um “jogo muito difícil”. Francisco Oliveira destaca, ainda, o papel importante da parte mental no jogo.

Rui Figueiras, atleta da NOVA, questionado sobre o que faria diferente, referiu que nos dois primeiros sets a equipa “não entrou muito bem”, ainda assim, esse acontecimento não se repetiu no terceiro set. O jogador revelou, então, que o que mudaria na prestação da NOVA durante o jogo, seria a entrada nos dois sets iniciais.

Já o jogador da FEUP, Nuno Baptista, apontou a coesão e união da equipa como característica fundamental para vencer a final de Voleibol Masculino.

Basquetebol Feminino

Às 11 horas, também o Jorge Anjinho acolheu as finais dos Campeonatos Nacionais Universitários com um jogo de basquetebol feminino, entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) e a AAUMinho (UMinho). 

O primeiro período terminou com a AEFMH a ganhar por um ponto, a 21-20. Ao longo do segundo período, a equipa do Minho tentou recuperar vantagem, mas a força das atletas de Lisboa prevaleceu com a tabela a marcar 42-31 no final da partida. Só no terceiro período, a AAUMinho conseguiu a reviravolta e pontuou até aos 51 pontos a empatar. Num jogo renhido, que se revelou bastante equilibrado, as lisboetas saíram vencedoras a 74-69. 

Sara Silva, atleta de Lisboa, afirmou que “soube a pouco” disputar novamente pelo 3ºlugar, visto que a equipa já o obteve em anos anteriores.

Também Mafalda Pequeno, jogadora pelo AAUMinho, revelou que a equipa estava desmotivada depois de não ter vencido nas meias finais. No entanto, a jogadora admitiu que tanto a vitória da AEFMH como da AAUV foram merecidas.

Às 14 horas, deu início a final da modalidade, disputada entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) e a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). O jogo começou bastante equilibrado com as duas equipas a pontuar na primeira parte do jogo. A tabela marcava 15-14 para a AAUAv. A vantagem das aveirenses prevaleceu ao longo do segundo período a marcar 30-18.

No terceiro período, a aefeup conseguiu recuperar no ataque, e empatou a 50-50. Na última partida do jogo, ambas as equipas intensificaram o ataque para garantir o primeiro lugar no pódio dos Campeonatos Nacionais Universitários. A três minutos do jogo acabar as equipas empatavam novamente a 60 pontos. 

A AAUAv ganhou vantagem nos últimos dois minutos, com a tabela a marcar 67-62 a 16 segundos da partida terminar. Nos últimos instantes, a equipa do Porto não moderou o ataque e continuou na tentativa de inverter os resultados. A dois segundos do apito final, a falta do Porto pelas jogadoras aveirenses, determinou o resultado do jogo 68-62. A AAUAv foi a grande vencedora das Fases Finais dos Campeonatos Universitários.

Em entrevista à RUC, Natália Santos e Carolina Quaresma, jogadoras da AEFEUP, revelaram-se frustradas pela perda no último jogo dos CNU, mas orgulhosas de se equipararem à equipa de Aveiro hexacampeã.

Já Ana Rita Urbano, atleta da equipa vencedora dos CNU pelo sexto ano consecutivo, mostrou-se grata pela vitória e orgulhosa pelo percurso que a equipa tem vindo a ter. A jogadora comentou sobre o impacto que estes jogos têm para a equipa.

Futebol de 11 Masculino

O confronto para decidir o terceiro e quarto lugar teve lugar às 11:30 no complexo do Estádio Universitário da Universidade de Coimbra (EUUC). A equipa vitoriosa foi o Instituto Politécnico de Coimbra com 3 golos contra os 0 da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST). O IPC garantiu, assim, a medalha de bronze. 

A final de Futebol Masculino 11 entre a Associação Académica de Coimbra (AAC) e Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (AEFEP), com início às 15h00, acabou com a vitória da AEPEP, com quatro bolas marcadas. O primeiro golo foi aos 17 minutos, o segundo aos 67 minutos, o terceiro aos 72 minutos e o quarto aos 79 minutos. A equipa da casa tentou reverter o marcador, mas sem sucesso de vitória.

Na final de Futebol de 11 Masculino, o destaque foi para a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que conquistou o primeiro lugar. Em segundo lugar terminou a equipa da casa, a Associação Académica de Coimbra e em terceiro ficou o Instituto Politécnico de Coimbra.

Futsal Feminino

No Pavilhão 1 do Estádio Universitário da Universidade de Coimbra, decorreu, por volta das 16h30, o jogo que ditou o terceiro e quarto lugar. A Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) de Lisboa ganhou por 3-2 contra a Universidade Nova de Lisboa, assegurando o terceiro lugar nas finais do campeonato.

Às 17h30, teve início o jogo para definir o primeiro e o segundo lugar das equipas de futsal feminino. A disputar o primeiro lugar, estiveram as equipas do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho).  Depois de 12 minutos, em que o placar esteve 0-0, a AAUMinho conseguiu marcar um ponto. 

Já na segunda parte do jogo, a pontuação manteve-se a mesma, com um quase golo do IPC à baliza do Minho. O IPC tentou reverter a pontuação com vários remates à baliza, mas não conseguiu mudar o marcador.  Apesar do forte apoio das bancadas à equipa conimbricense, no final, a AAUMinho levou o prémio para casa.

Mariana Amorim, jogadora da Universidade do Minho, afirmou que foi um jogo equilibrado e que a vitória foi resultado do trabalho da equipa.

Lana, atleta do IPC, disse que apesar das fortes emoções, a equipa lutou até ao fim para tentar alcançar o melhor resultado.

Andebol Masculino

A final de Andebol Masculino finalizou o décimo dia dos CNU, num confronto entre a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e a Associação de Estudantes da Universidade da MAIA (AEUMAIA). As equipas já se haviam defrontado na terça-feira, na Fase de Grupos, partida da qual a AAUMinho saiu vencedora.

A AEUMAIA estreou o marcador, mas na primeira metade do primeiro set, o jogo manteve-se equilibrado. O AAUMinho levou a melhor e venceu a primeira parte por 12 pontos, contra os 10 da AEUMAIA.

A AEUMAIA retomou o jogo menos motivada, expandindo a diferença de pontos. A meio do set, o marcador já apontava empate 15-15, após recuperação dos portuenses. A partida espelhou tensão e empenho para o Pavilhão, onde os cânticos de ambas as equipas estavam ao rubro. A AAUMinho voltou a vencer os portuenses, num resultado 26-24.

João Martins, número 10 da AEUMAIA, admitiu terem perdido pelos “pequenos pormenores”, mas mostrou-se orgulhoso da partida.

Mesmo com o ouro na mão, David Braga, lateral direito/central da equipa do Minho, disse que a equipa “ficou aquém do que conseguia colocar dentro de campo”. No entanto, não retirou mérito ao resultado final.

A equipa da AAUMinho deverá agora competir nos Campeonatos Europeus Universitários. Os jogos da modalidade de Andebol Masculino deverão acontecer na Covilhã, de 22 a 28 de julho.

PARTILHAR: