![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F04%2F17213427%2Ffutebol_capa.jpg&w=3840&q=75)
CNU: revelados finalistas da última semana de disputa pelos troféus
Equipa da AAC de futebol de 11 masculino sonha com título de campeã. Andebol masculino conimbricense luta pelo bronze. Pode acompanhar as finais dos Campeonatos Nacionais Universitários nos 107.9 FM ou em ruc.pt, a partir das 10h30.
A cidade de Coimbra acolheu as meias-finais da segunda semana de Campeonatos Nacionais Universitários (CNU). Na reta final, a experiência deixa marcas “positivas” nos estudantes-atletas.
Basquetebol Feminino
Durante a manhã, o pavilhão multidesportos Dr. Mário Mexia, recebeu as semifinais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) na modalidade de basquetebol feminino.
Os jogos começaram às 9:30h no pavilhão Dr. Mário Mexia, onde a Associação dos Estudantes de Motricidade Humana (AEFMH) enfrentou a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP). A vitória foi das portuenses com 64 pontos a 63 marcados pelas lisboetas.
A jogadora da equipa vencedora, Beatriz Santos diz que a formação arrancou mal, num primeiro momento, mas soube levar a melhor, recompondo-se , dando lugar à AEFEUP nas finais.
A meio da manhã, foi hora da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) lutarem pelo lugar na final, logo nos primeiros minutos as aveirenses conseguiram marcar dois cestos. As estudantes da Universidade de Aveiro saíram vencedoras, depois de 60 pontos conquistados, enquanto a equipa adversária contou com 52.
A jogadora da formação vitoriosa, Madalena Picado, realça que apesar do mau começo a equipa conseguiu superar-se.
Rumo ao prémio final, estão na competição a AEFEUP e a AAUAv, preparadas amanhã para a grande final.
Voleibol Masculino
As meias finais de voleibol masculino começaram às 9:30 no Pavilhão 3 do Estádio Universitário da Universidade de Coimbra (EUUC). O confronto entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) e a Universidade NOVA de Lisboa resultou na vitória da Nova, que segue para as finais.
Ao 12:00 iniciava-se a disputa pelo lugar disponível na final. O Pavilhão 3 no EUUC, acolheu o jogo entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) e a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP).
A AEFEUP venceu a aeISEP com um resultado de 3-1. O primeiro set demonstrou a vontade de vencer de ambas as equipas, mas os estudantes da Universidade do Porto acabaram por ganhar com 25 pontos contra os 20 da equipa adversária.
Num segundo set a aeISE procurou equilibrar as classificações, no entanto, a AEFEUP manteve o ritmo e voltou a vencer (25-22). O aeISEP não desistiu da luta e no terceiro set reduziu a desvantagem que tinha com uma vitória de 25 pontos contra os 15 da AEFEUP. O jogo terminou no quarto set com 25 -18, também conquistado pelos universitários.
Francisco Falcão, jogador da aeISEP, revela que a equipa procurava revalidar o título obtido no ano passado nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU). Apesar de tal não ter sucedido, o estudante destaca a oportunidade dos jogadores de conseguir participar nos CNU.
Francisco Riesenberger, capitão da equipa da AEFEUP, dá destaque à força e à união da equipa ao longo do jogo. O jogador admite que, apesar da equipa não ter tido um bom desempenho no terceiro set, recuperou e deu a volta por cima.
O jogo entre a AEFMUP e aeISEP a decidir o terceiro e quarto lugar do Voleibol Masculino vai acontecer na próxima sexta-feira no Pavilhão 3 no EUUC por volta das 9:30.
Já a final vai decorrer às 10:30 no pavilhão multidesportos Dr. Mário Mexia. O confronto entre a NOVA e a AEFEUP vai definir os lugares mais altos do pódio.
Andebol Masculino
A manhã das meias finais dos Campeonatos Nacionais Universitários acolheu a disputa pelo primeiro lugar na final entre a Associação dos Estudantes da Universidade da Maia (AEUMaia) e a Associação Académica de Coimbra (AAC). Os portuenses acabaram por sair vitoriosos depois de terem vencido nos penáltis por 28 bolas a 27.
João Abade, capitão da equipa conimbricense elogia a prestação dos jogadores, e revela-se “orgulhoso”. O estudante teceu elogios aos adeptos que se deslocaram ao Pavilhão Engenheiro Jorge Anjinho.
Ao meio-dia foi disputado o segundo lugar na final pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e pela Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP). Os minhotos venceram o duelo por 37 a 20.
O jogador da AAUMinho, Hugo Famó, olha para o futuro da equipa com bons olhos. O minhoto refere que o jogo frente à aeISEP foi “positivo”.
Gonçalo Carrusca, jogador da aeISEP, afirma que a equipa “vai dar tudo” para conquistar o terceiro lugar. O portuense destaca a união da equipa.
A AAC continua na luta pela medalha de bronze onde vai defrontar a aeISEP. A final, marcada para as 20 horas de sexta feira, vai ser disputada entre a AEUMaia e a AAUMinho.
Futebol de 11 Masculino
À tarde, por volta das 14:30, a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (AEFEP) defrontou a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) no complexo EUUC.
O jogo foi marcado pelo apoio das claques que se fez sentir durante toda a partida. O vencedor desta meia final foi a AEFEP com um golo marcado, aos 28 minutos. Apesar do esforço dos estudantes lisboetas, o marcador não mudou e o jogo encerrou com a passagem da equipa portuense para a final de Futebol 11.
Rafael Ferreira, jogador da AEFEP, sublinha o espírito de entreajuda e a qualidade das duas equipas. O atleta revela, ainda, o desejo de serem campeões e de levar a taça para o Porto.
Tomás Martins, jogador da equipa do AEIST considera que as meias-finais “são sempre jogos muito complicados”. O jogador destaca, também, a prestação da equipa que foi de uma “entrega até ao fim”.
O relógio marcava as 17 horas quando se iniciou o confronto das equipas da casa entre a Associação Académica de Coimbra (AAC) e o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).
O jogo entre as duas equipas teve emoções ao rubro até ao último penálti. No fim, a AAC garantiu a vitória por 4-3 nas grandes penalidades.
A primeira parte da partida foi marcada pelo golo dos academistas aos 14 minutos. Já na segunda parte, o equilíbrio entre as duas equipas manteve-se e aos 46 minutos o IPC empatou através de um penálti.
Ambas as equipas tentaram mas nenhuma conseguiu alterar o marcador durante o tempo regulamentar. A partida seguiu para penaltis, onde os estudantes do politécnico falharam a última tentativa, e a AAC saiu vitoriosa.
“Foi com o coração, foi até ao fim”. Sérgio Tojal, atleta da AAC agradeceu a entrega e o trabalho feito pela equipa. Num balanço da partida após o jogo, o estudante considera que ambas as formações tinham o desejo de vencer. Sérgio afirma que apesar de tudo a equipa da AAC não desistiu e não “baixou os braços”.
A disputa entre a AEFEP e a AAC pelo troféu, está marcada para as 15 horas, no complexo relvado do Estádio Universitário da Universidade de Coimbra. Já o confronto para o terceiro lugar do pódio, entre o AEIST e o IPC, ocorre durante a às 11:30 no EUUC.
Futsal Feminino
O Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra recebeu a luta pelos lugares na final. A primeira disputa foi entre a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e a Universidade Nova de Lisboa. As minhotas acabaram por sair vencedoras do duelo por 3 bolas a 1.
Márcia Ferreira, jogadora da AAUMinho, considera a prestação da equipa “boa” com um jogo “tranquilo”. A jogadora acrescenta ainda que os CNU são um “torneio diferente”.
A segunda equipa a ter lugar na final foi decidida às 17h30. O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) defrontou a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST). As conimbricenses venceram o jogo por 4 a 2.
A guarda-redes do IPC, Carolina Soares, acredita que a partida foi equilibrada. A jogadora refere que a equipa “vai dar tudo” na final.
A disputa pela medalha de bronze vai ser entre a NOVA e a AEIST. Na próxima sexta-feira decorre a final às 17h30, entre a AAUMinho e o IPC.
Pode acompanhar as finais dos Campeonatos Nacionais Universitários nos 107.9 FM ou em ruc.pt, a partir das 10h30.
PARTILHAR:
