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01.04.2025POR Margarida Santos

APCCerebro arrecadou mais de 10 mil euros em donativos

A Associação lançou uma campanha de crowdfunding que terminou no passado 28 de março. O objetivo monetário era dez mil euros, valor que foi ultrapassado. Sensibilizar a sociedade e construir o apoio psicológico e emocional são as prioridades daqui para a frente.

A campanha de crowdfunding da Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCerebro) foi totalmente financiada. Lançada a 28 de fevereiro, a Associação conseguiu arrecadar 10.925 mil euros, um valor que ultrapassa em quase mil euros, o objetivo inicial.

“Unidos pelo cérebro, juntos pela vida” terminou no passado 28 de março. Para Renato Daniel, presidente da APCCerebro, esta reta final foi “emocionante” e um motivo de “orgulho” para a equipa. Com 109% da meta alcançada, o fundador acredita que o coletivo ganhou, agora, mais responsabilidade na missão de apoiar doentes e respetivos familiares.

O presidente contou que, no momento, existem duas etapas prioritárias para a APCCerebro. Numa primeira demanda, concretizar a campanha nacional de sensibilização, intitulada de “Desde o dia em que te conheci”. O objetivo prende-se em dar voz aos doentes e cuidadores, com a partilha de histórias após serem diagnosticados com esta patologia, acrescentou Renato Daniel.

A constituição da rede de apoio psicológico e emocional está também sublinhada, mas ainda sem uma estimativa de funcionamento. Em contrapartida, o representante mostra-se confiante em ser algo ativo “nos próximos tempos”.

O coletivo, com dois meses de fundação, recebeu donativos de norte a sul de Portugal e fechou a campanha com cerca de 300 apoiantes. Apesar disso, Renato Daniel acredita que ainda existe um afastamento da participação solidária, na sociedade dos dias de hoje.

 

Fotografia: APCCerebro

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