![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F03%2F20221937%2Fexploratorio.1200x0.jpg&w=3840&q=75)
Insetos polinizadores em alta resolução no UC Exploratório
As abelhas não são os únicos insetos que saltam de flor em flor. Várias espécies de moscas, borboletas e mariposas, uma delas facilmente confundida com a ave colibri, fazem parte do arranjo fotográfico “Pequenos Gigantes- Guardiões da Biodiversidade”, da autoria do fotógrafo e etimólogo Albano Soares. O UC Exploratório, no âmbito do projeto PolinizAÇÃO, inaugurou hoje, dia 20 de março às 15:30 o trabalho do fotógrafo, na Science Photo Gallery.
Albano Soares explica que a exposição surgiu de forma natural, com Carolina Caetano, gestora de comunicação no PolinizAÇÃO, a interessar-se no trabalho do entomólogo e a sugerir a ideia. O principal objetivo da exibição é unir a ciência, a arte e a sociedade, ao mostrar a variedade de espécies polinizadoras O fotógrafo exibiu diversas imagens de insetos, desde borboletas e mariposas, a moscas que mimetizam a forma, o tamanho e a cor das abelhas.
O artista, ao transportar o público ao longo da sala, descreve os insetos no frame, as zonas onde podem ser encontrados e a importância que têm no meio ambiente, bem como as técnicas de captura de imagem que utilizou. No final do corredor, a exposição abre-se num espaço mais amplo, com atividades para as crianças aprenderem sobre os perigos de extinção dos insetos polinizadores. Albano Soares alerta que sem este haveria a falência total dos ecossistemas.
O entomólogo refere que a sentiu que a iniciativa foi bem recebida na inauguração. Apesar de existirem pequenas ações de educação e sensibilização, como é o caso da mostra fotográfica. O representante critica a falta de investimentos e patrocínios aos entomólogos, o que impede de aprofundar o estudos destas espécies.
“Pequenos Gigantes- Guardiões da Biodiversidade” é o resultado da colaboração entre Albano Soares e o PolinizAÇÃO, coordenado pelo Centre for Functional Ecology – Science for People and the Planet da Universidade de Coimbra e financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Energia. Na inauguração estiveram presentes o diretor do UC Exploratório, Paulo Trincão, e Vasco Estrela, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional doCentro.
PARTILHAR:
