ULS de Coimbra perto da marca de 1 milhão de consultas em 2024
“Teve-se mais e melhor SNS em Coimbra” refere Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da Unidade local de Saúde de Coimbra quando questionado sobre o balanço da atividade da ULS no ano passado.
Na conferência de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS) efetuou o balanço das atividades realizadas em 2024 pela ULS que tutela.
O presidente do Conselho de Administração destacou que ao longo do ano de 2024 “teve-se mais e melhor SNS em Coimbra” devido a um aumento num conjunto de atividades como consultas médicas e não médicas, cirurgias, partos, entre outras atividades.
A Unidade Local de Saúde de Coimbra, que iniciou a 1 de janeiro de 2024 e que abrange cerca de 21 concelhos, totalizou cerca de “992.227 consultas médicas” só no ano passado. Segundo Alexandre Lourenço, faltaram cerca de 8 mil consultas para alcançar a marca de um milhão de consultas médicas, marca que se espera alcançar já neste ano de 2025.
De acordo com Alexandre Lourenço, após a implementação gradual do programa “Ligue Antes, Salve Vidas”, a todas as urgências hospitalares, excetuando as maternidades, assistiu-se a uma continua redução de episódios de urgência. Segundo dados da semana de 30 de dezembro a 5 de janeiro, observou-se um ganho de 40 minutos entre a triagem e a primeira observação, evitando a deslocação de pacientes às urgências.
O presidente do Conselho de Administração destaca, ainda, o carácter humilde de aprender com outras unidades locais de saúde sejam instituições nacionais ou internacionais. Como foi o caso da criação da unidade central de gestão de camas.