João Pedro: “A nossa ambição é sempre vencer e a motivação está sempre lá para a vitória”
No próximo domingo, a partir das 15 horas, a equipa feminina da AAC/OAF joga o “tudo por tudo” na visita ao ADRC Vasco da Gama, em Boleiros. Só a vitória no último jogo da primeira fase e a derrota da União de Leiria no embate com o CD Ilha salvam a Briosa da queda à quarta divisão.
Treinador-adjunto da equipa feminina da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF), João Pedro, está confiante na vitória no próximo domingo.
Em conferência de imprensa anterior à partida, o jovem treinador mostra confiança no trabalho das jogadoras. Com a ambição de “sempre vencer, a motivação está sempre lá para a vitória” e “os melhores resultados que pudermos”, disse.
Tendo consciência de que não basta a vitória da Académica frente à Associação Desportiva Recreativa Vasco da Gama (ADRC Vasco da Gama) para garantir a passagem à próxima fase (e, assim, evitar a despromoção), uma vez que o Grupo Desportivo da Ilha tem de vencer o União de Leiria para a Briosa alcançar o topo, João Pedro garante que a equipa está concentrada no trabalho e em ganhar. “No final do jogo logo pensamos no resto”, explica.
Rita Alves, guarda-redes suplente, confirma as palavras do treinador. “Vamos continuar a lutar pelo símbolo que trazemos ao peito, independentemente de estarmos a disputar uma segunda, uma primeira ou uma terceira, vamos sempre lutar pela Académica”, acrescenta, motivada.
Do adversário, uma equipa que durante o campeonato já ganhou ao União de Leiria, o treinador não espera “um jogo fácil”. Considerando também que o campo “é um campo complicado”, acredita nos valores individuais e coletivos da Briosa “para poder ganhar o jogo”.
Como guarda-redes suplente, Rita Alves vê várias vezes o jogo no banco e é aí que se sente mais nervosa porque quer que a colega Lara faça o melhor. “Estou lá para a motivar para dizer «bora, colega, estamos juntas»”. Estar no banco “é muito mais emotivo do que estar lá dentro”, conclui.
Vivia-se já o espírito de Natal na Academia Briosa, com algumas jogadoras a apoiarem a colega e a assistirem à conferência de imprensa.
Segundo a comunicação da AAC/OAF, o treinador principal, Xano Machado, esteve ausente da conferência de antevisão “por razões pessoais”, tendo o treinador-adjunto, João Pedro, conduzido o último treino de preparação para o dérbi ADRC Vasco da Gama contra AAC/OAF.