Imagem principal

Prémio de Empreendedorismo reconheceu inovação no feminino

A primeira edição do Prémio Empreendedorismo Feminino 2024 homenageia e reconhece mulheres inovadoras em Coimbra. Plataforma Ageless, desenvolvida pela start-up PURR.AI, foi a iniciativa vencedora do Prémio Projeto.

A cerimónia de entrega da primeira edição do Prémio Empreendedorismo Feminino 2024 decorreu ontem no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra.
O prémio criado pela autarquia abrange duas categorias principais: o Prémio Projeto e o Prémio Carreira. O primeiro visa premiar iniciativas inovadoras desenvolvidas por mulheres empreendedoras de Coimbra e o segundo reconhece personalidades cujo contributo para o empreendedorismo se destaque.
Sara Proença, diretora da Academia de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Coimbra e porta-voz do júri para a revelação do Prémio Projeto, enumerou os critérios utilizados na escolha da iniciativa vencedora.

O Prémio Projeto foi atribuído à investigadora Irina de Sousa Moreira pelo desenvolvimento da plataforma Ageless, que utiliza a inteligência artificial para o progresso na área da saúde. De acordo com a coordenadora da iniciativa, o projeto procura combater doenças neurológicas associadas ao envelhecimento, como o Alzeihmer e o Parkinson, através da identificação das terapias e fármacos mais eficazes.

Das 25 candidaturas, a júri Sara Proença realçou que o projeto vencedor destacou-se pelo “elevado impacto na sociedade” e pela originalidade.

A plataforma Ageless é um projeto promovido pela startup PURR.AI, empresa co-fundada por Irina de Sousa Moreira e que prioriza a inclusão feminina, com 80% da equipa composta por mulheres. A investigadora refletiu, ainda, sobre a falta de financiamento a iniciativas lideradas por mulheres no meio empresarial.

A Câmara Municipal de Coimbra recebeu 25 candidaturas para o Prémio Projeto, mas Irina Moreira ambiciona que na próxima edição, quando fizer parte do júri, este número seja “largamente ultrapassado”. A data de entrega de prémios pela Câmara Municipal de Coimbra foi escolhida de propósito, de forma a celebrar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.

PARTILHAR: