Plataformas digitais estão mais presentes nas Campanhas
O início de novembro foi marcado, em Coimbra, pelas campanhas eleitorais das listas candidatas à Direção-Geral e Mesa da Assembleia Magna da AAC. As redes sociais foram o meio mais recorrido, pelas listas, para apelar ao voto e informar das diferentes propostas.
Em noite eleitoral de eleições para a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) e Mesa da Assembleia Magna (MAM/AAC), João Miranda, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC), comentou as semanas de campanha e o modo como foram dirigidas.
Na era tecnológica dos dias de hoje, “é natural” o grande uso das plataformas digitais para dinamizar as campanhas, afirmou. João Miranda relembra o peso que as redes sociais assumem nos estudantes e na forma como consumimos informação.
De acordo com o professor, o fenómeno dos suportes ‘online’ diminui a comunicação interpessoal que, de certa forma, “tem peso nestes contextos” de eleição. João Miranda expõe algumas das possíveis consequências: superficialidade das mensagens e saturação dos próprios estudantes a estes processos eleitorais.