UC reafirma compromisso com a responsabilidade social através da “Ecoinovação Jurídica”
UC participa na Semana da Responsabilidade Social 2024, que tem como objetivo inspirar as empresas a terem comportamentos mais éticos e sustentáveis. A iniciativa divide-se em dois fóruns constituídos por diferentes painéis relacionados à responsabilidade social. O primeiro realizou-se nos dias 5 e 6 de novembro, onde a UC organizou o painel de tema “Ecoinovação Jurídica”, e o segundo vai ter data nos dias 26 e 27.
A UC participou na 19ª Semana da Responsabilidade Social, que tem como objetivo inspirar as empresas a terem comportamentos mais éticos, aliados com a sustentabilidade, dividindo-se em dois fóruns. O primeiro teve lugar nos dias 5 e 6 de novembro, e o segundo está marcado para os dias 26 e 27 de novembro. Cada um dos fóruns vai ter diferentes painéis relacionados com a responsabilidade social, preparados pelas diferentes organizações participantes. O painel programado pela UC tem como tema a “Ecoinovação Jurídica” e de acordo com Alexandra Aragão, Professora e Investigadora de Direito do Ambiente, Sustentabilidade e Ecoliteracia na Universidade de Coimbra, esta é uma ferramenta muito importante para motivar as empresas a moverem-se em prol de valores coletivos ao invés de individuais.
Alguns exemplos destas inovações incluem benefícios ou isenções fiscais para as empresas que fazem melhorias na qualidade do ambiente. Quanto à realização do primeiro fórum, a participação das organizações foi, segundo a professora da UC, “intensa” e “uma partilha de experiências muito frutuosa”.
Para participar na Semana de Responsabilidade Social, as organizações devem demonstrar o seu interesse à Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), a organizadora do evento. Já para assistir aos painéis, a entrada é livre ao público, e as inscrições para o próximo fórum já estão disponíveis. A docente realçou ainda alguns dos benefícios que estas iniciativas trazem aos alunos participantes.
Estas iniciativas servem também para dar visibilidade às conquistas diários das empresas participantes, no que toca à melhoria do desempenho social e ambiental. Apesar de ter tido palco no IAPMEI, em Lisboa, este programa foca-se em todo o panorama empresarial do país.
Imagem: Notícias UC