[object Object]

Cinquenta estudantes universitários debatem futuro da Europa em Pampilhosa da Serra

Academia Europa de 2024 acontece de 15 a 17 de novembro em Pampilhosa da Serra. Na sétima edição, 42 estudantes universitários participam pela primeira vez. Organização convidou quatro jovens do município anfitrião.

A 7.ª edição da Academia Europa vai contar com testemunhos de professores, instituições europeias com representação em Portugal e universidades, entre elas a Universidade de Coimbra.

Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, enaltece a grande procura dos jovens universitários.

Em debate vão estar assuntos como o futuro da União Europeia, o Relatório Draghi, a criação do exército europeu, a relação da União Europeia com a NATO, a cyber segurança e a proteção de dados.

Temáticas que segundo Emílio Torrão estão alinhadas com a estratégia da CIM da Região de Coimbra.

O município da Região de Coimbra vai receber jovens de Portugal continental e também das ilhas. Grande parte deles, provavelmente, nunca foram ao território de Pampilhosa da Serra.

Jorge Brito, secretário executivo da CIM da Região de Coimbra, adianta que a idade dos participantes varia entre os 18 e os 30 anos.

Na conferência de Imprensa realizada na última quarta-feira, dia seis de novembro, para além dos representantes da CIM da Região de Coimbra participaram Paula Silvestre gestora do Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, Ana Rodrigues presidente do Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPPEC), Rúben Fernandes vogal da direção da Federação Nacional de Estudos Europeus (FNEE) e a vice-presidente do Município de Pampilhosa da Serra, Alexandra Tomé.

PARTILHAR: