[object Object]
11.06.2024POR Mafalda Inácio

Olhar estudantil sobre a Europa é o foco do mais recente estudo da AAC

Os resultados obtidos na investigação sobre a visão dos estudantes quanto à União Europeia surpreendeu, pela positiva, o pelouro de política europeia da DG/AAC. Para José Machado, este género de estudos torna a AAC numa pioneira na busca por aproximar a juventude a questões internacionais.

No âmbito de desenvolver uma ação mais próxima à União Europeia, a Associação Académica de Coimbra (AAC) lançou, no passado dia 8 de junho, os resultados do “Estudo sobre o peso da Cidadania Europeia na Universidade de Coimbra”.

Ao microfone da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), José Machado, responsável pelo pelouro de política europeia da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), explica o processo que levou à redação do estudo científico. Segundo o próprio, houve, ao longo do mandato, a criação de uma equipa de trabalho e a busca por delimitar os principais pontos de ação do estudo.

As prioridades da União Europeia, aos olhos da comunidade estudantil coimbrã, assinalam o décimo primeiro ponto do estudo organizado pela DG/AAC. Perante os resultados obtidos, José Machado afirma que as respostas dos estudantes “acusam uma evidente tendência transversal ao continente”. De acordo com o estudo, 28% da comunidade académica vê a justiça e os direitos fundamentais como a principal prioridade para os próximos cinco anos da União Europeia. Por outro lado, com apenas 2%, a agricultura e as pescas surgem no fim da tabela de prioridades.

Na visão do pelouro de política europeia, José Machado avança que a DG/AAC “não esperava que nove em cada dez estudantes se identificassem como cidadãos europeus”. Por conta das formalidades e burocracias associadas à União Europeia, o representante da Academia conclui que os resultados acabaram por mostrar outra tendência, algo que “também é positivo”.

Para José Machado, estudos que procuram compreender a visão estudantil em assuntos deste calibre têm um forte impacto no papel da AAC no contexto nacional e europeu. Segundo o representante, a Associação Académica de Coimbra foi pioneira na busca de aproximar a juventude a questões de política europeia, algo que “acusou o interesse” da instituição em matérias de cariz internacional.

Em colaboração com a Erasmus Student Network Coimbra, o FAIRe Portugal, o Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra, a EC2U Alliance e o Europe Direct Região de Coimbra e Leiria, a investigação teve por objetivo máximo avaliar a perceção dos estudantes quanto à União Europeia e às Eleições Europeias.

Imagem: Associação Académica de Coimbra (AAC)

PARTILHAR: